Consenso como valor político-social
O Uruguai é marcado por uma forte cultura democrática do país desenvolvida a partir do começo do século 20 com o Presidente (progressista) Battle. Desde então, tornou-se uma sociedade baseada no consenso, característica que está arraigada em todo o cidadão uruguaio. Nada é decidido sem que haja debate na sociedade até chegar a um ponto em comum onde todos cedem. Embora mais demoradas, as decisões são mais duradouras. A cultura do consenso reflete no uso constante dos plebiscitos para decisões ligadas à Constituição. Uma delas, na década de 90, foi a decisão pela ‘não privatização’ das empresas públicas.
O consenso também permeia a política partidária, a Frente Amplia é uma coalizão de partidos de esquerda que atua sob uma mesma legenda.
Sob a gestão de Mujica, uma série de leis progressistas são aprovadas. Em 2012 aprova-se a lei do aborto, em 2013 a lei do casamento homoafetivo e 2014 a legalização da maconha. Embora Mujica fosse contra algumas medidas, sancionou as leis pela mobilização social e pelas decisões internas no partido. E em 2014, o plebiscito para aprovar a maioridade penal, gerou grande mobilização da sociedade civil, e as campanhas ‘No a la Baja’ e ‘Colibri’ foram responsáveis pela maior manifestação recente do país e barraram a mudança constitucional.
Embora a sociedade civil seja muito ativa, não há grandes organizações do terceiro setor, a maioria das atividades políticas e sociais são voluntárias. Esse fato reforça a cultura democrática da sociedade e também a força dos partidos que acolhem as discussões e, por isso, estão mais conectados à sociedade. A grande parte dos ativistas fazem parte do Frente Amplia.
Embora seja a população mais idosa da América Latina, é a mais conectada e tem a meta de digitalizar todos os serviços públicos até 2020.
CAINFO
Organização sem fins lucrativos dedicada à promoção e defesa do direito à informação, liberdade de expressão e participação cidadã.
Creative Commons Uruguay
Equipe de trabalho que promove licenças Creative Commons para contribuir para uma cultura mais livre.
DataUruguay
Organização sem fins lucrativos que trabalha nos temas de governo aberto, dados abertos, acesso à informações pública e participação cidadã através do uso de tecnologia cívica.
Secretaria de Desarrollo Social de la Intendencia de Montevideo
Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Montevideo
GIGA
Laboratório Ciudad de Montevideo / MVDLAB
Mujer Ahora
Cooperativa de mulheres feministas dedicada à promoção e proteção dos direitos humanos, especialmente focada na construção de relações de eqüidade de gênero. Desenvolve principalmente três áreas de trabalho: relações de gênero e violência doméstica, direitos trabalhistas e participação cidadã.
Ovejas Negras
Organização social que defende a diversidade sexual e promove os direitos das pessoas LGBT.
Partido Digital
Socialab
Sudestada
UYCheck
Primeiro site de verificação independente do discurso público no Uruguai.
Proderechos
AGESIC
Red de Gobierno Abierto Uruguay
Especialistas e ativistas: Cristina Zurbriggen, Ignacio Estrada
As lógicas e a vocação do território latino-americano ao longo das últimas décadas. Conheça o contexto político que faz surgir um novo momento e uma nova identidade política que busca fortalecer identidades, direitos e a democracia.
O surgimento e a materialização de um novo perfil comportamental que demonstra esse novo pensar e fazer política nos territórios: suas ações, estratégias, princípios, mentalidade e valores.
A definição e visão de inovação política neste contexto, os principais desafios e as ferramentas para que este ecossistema permaneça, realize e transforme as instituições e sociedade.