GUATEMALA 2018-10-13T08:51:24+00:00

Despertar democrático da Sociedade civil

Marcada pela ditadura, conflito armado e pela militarização, a Guatemala só teve presidentes militares de 1954 a 2016. Em 2007 foi criada a CICIG, uma Comissão Internacional contra a Impunidade na Guatemala, para apoiar o Ministério Público a combater e desarticular os grupos ilegais. Nos últimos anos, porém, a Comissão passou a investigar também a corrupção no país e, em 2015, denunciou a vice-presidente (e depois o presidente) por corrupção.

EMERGÊNCIA POLÍTICA

Um grupo de jovens cria um evento no Facebook pedindo a renúncia do presidente. Sob a tag #RenunciaYa, milhares de pessoas vão às ruas. A primeira manifestação conta majoritariamente com jovens, mas aos poucos as outras gerações, se sentindo mais seguras – pois eram traumatizadas pela repressão – também passam a ocupar as ruas. Esse fato é um marco na sociedade guatemalteca que possuía uma  juventude apática politicamente.

Em 2016, surge uma sociedade civil muito mais politizada que, a partir dos protestos, é protagonizada por jovens. Estes passaram a entender que precisam de formação política para participarem e incidirem na mesma, ao mesmo tempo que criam partidos políticos, coletivos e organizações voltadas à fiscalização, pressão do poder e mobilização para fortalecer a democracia. No entanto, no mesmo ano e como resultado dessa movimentação e rejeição à política tradicional, é eleito o comediante Jimmy Morales – um outsider porém amparado pela velha política.

#JusticaYa

Grupo organizado desde abril de 2015 que exigem reformas na Lei de Eleições e Partidos Políticos e usam das redes sociais como plataforma de expressão, informação e mobilização.

Ver iniciativa

CEUG

Coordenadoria Universitária Estudantil da Guatemala é uma organização formada por estudantes de diferentes áreas de estudo para fomentar a participação cidadã dos e das estudantes através do diálogo interuniversitário.

Ver iniciativa

Colectivo Jóvenes Por Guatemala

Grupo de jovens dedicados à participação política na Guatemala.

Ver iniciativa

Congreso Transparente

Ponte de comunicação entre os membros do Congresso e todos os cidadãos da Guatemala com o objetivo de conhecer seus representantes, suas ações, as iniciativas que estão sendo estudadas e até mesmo as leis que já foram aprovadas.

Ver iniciativa

Diálogos

Grupo de acadêmicos e pesquisadores que promovem espaços de trocas de idéias e propostas diante dos problemas públicos na Guatemala.

Ver iniciativa

Escuela Ciudadana

Iniciativa de formação auto-gestionada criada por uma aliança de organizações estudantis e jovens cidadãos que oferece formação em temas relevantes para entender história e política do Estado de Guatemala a partir de diferentes visões, pontos de análises e disciplinas.

Ver iniciativa

Estado del Estado

Noticiário digital de sátira que aborda temas da atualidade e cultural popular.

Ver iniciativa

Guate Activa

Plataforma que veicula informações sobre mudança e desenvolvimento para jovens líderes da Nova Guatemala, com formação e fomento à participação cidadã.

Ver iniciativa

Movimiento Cívico Nacional

Associação civil sem fins lucrativos que promove o ativismo cívico responsável, informado e ativo na política nacional guatemalteca, com o objetivo de renovar a classe política e resgatar as instituições do país.

Ver iniciativa

Nómada

Jornalismo independente de vanguarda, sobre política e vida cotidiana.

Ver iniciativa

Ojo con mi pisto

Projeto jornalístico que promove a transparência e o combate à corrupção, monitora como os governos locais usam os fundos municipais e incentiva a participação dos cidadãos.

Ver iniciativa

Plaza Pública

Jornal digital guatemalteco fundado em 2011 que, por meio de crônicas, relatórios, perfis e entrevistas em profundidade, busca ampliar a qualidade do debate e dar legitimidade a novas formas de entender e projetar o país.

Ver iniciativa

Revista Brújula

Revista digital que fomenta o debate, pensamento crítico e participação cidadã, gerando conteúdos e promovendo espaços de encontro e opinião entre jovens guatemaltecos, sobre os principais problemas do país.

Ver iniciativa

Movimiento Semilla

Movimento político, democrático e plural, integrado por guatemaltecos e guatemaltecas que busca construir um espaço diverso de participação política, baseado em princípios firmes e um profundo senso de ética; um projeto de longo prazo que busca semear lideranças sólidas.

Ver iniciativa

Especialistas e ativistas: Gabriele Carrera, Hugo Novales, Fernando Carrera

Confira as inovações políticas mapeadas em cada país

As lógicas e a vocação do território latino-americano ao longo das últimas décadas. Conheça o contexto político que faz surgir um novo momento e uma nova identidade política que busca fortalecer identidades, direitos e a democracia.

Leia mais >

O surgimento e a materialização de um novo perfil comportamental que demonstra esse novo pensar e fazer política nos territórios: suas ações, estratégias, princípios, mentalidade e valores.

Leia mais >

A definição e visão de inovação política neste contexto, os principais desafios e as ferramentas para que este ecossistema permaneça, realize e transforme as instituições e sociedade.

Leia mais >