URUGUAI 2019-02-11T16:47:05+00:00

Consenso como valor político-social

O Uruguai é marcado por uma forte cultura democrática do país desenvolvida a partir do começo do século 20 com o Presidente (progressista) Battle. Desde então, tornou-se uma sociedade baseada no consenso, característica que está arraigada em todo o cidadão uruguaio. Nada é decidido sem que haja debate na sociedade até chegar a um ponto em comum onde todos cedem. Embora mais demoradas, as decisões são mais duradouras. A cultura do consenso reflete no uso constante dos plebiscitos para decisões ligadas à Constituição. Uma delas, na década de 90, foi a decisão pela ‘não privatização’ das empresas públicas.

O consenso também permeia a política partidária, a Frente Amplia é uma coalizão de partidos de esquerda que atua sob uma mesma legenda.

Sob a gestão de Mujica, uma série de leis progressistas são aprovadas. Em 2012 aprova-se a lei do aborto, em 2013 a lei do casamento homoafetivo e 2014 a legalização da maconha. Embora Mujica fosse contra algumas medidas, sancionou as leis pela mobilização social e pelas decisões internas no partido. E em 2014, o plebiscito para aprovar a maioridade penal, gerou grande mobilização da sociedade civil, e as campanhas ‘No a la Baja’ e ‘Colibri’ foram responsáveis pela maior manifestação recente do país e barraram a mudança constitucional.

Embora a sociedade civil seja muito ativa, não há grandes organizações do terceiro setor, a maioria das atividades políticas e sociais são voluntárias. Esse fato reforça a cultura democrática da sociedade e também a força dos partidos que acolhem as discussões e, por isso, estão mais conectados à sociedade. A grande parte dos ativistas fazem parte do Frente Amplia.

Embora seja a população mais idosa da América Latina, é a mais conectada e tem a meta de digitalizar todos os serviços públicos até 2020.

CAINFO

Organização sem fins lucrativos dedicada à promoção e defesa do direito à informação, liberdade de expressão e participação cidadã.

Ver iniciativa

Creative Commons Uruguay

Equipe de trabalho que promove licenças Creative Commons para contribuir para uma cultura mais livre.

Ver iniciativa

DataUruguay

Organização sem fins lucrativos que trabalha nos temas de governo aberto, dados abertos, acesso à informações pública e participação cidadã através do uso de tecnologia cívica.

Ver iniciativa

Secretaria de Desarrollo Social de la Intendencia de Montevideo

Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Montevideo

Ver iniciativa

GIGA

Metodologias inovadoras com foco na prática e na co-criação de soluções reais para problemas reais, desenvolvendo competências genéricas que contribuem para a implementação de estratégias de Governo Aberto.
Ver iniciativa

Laboratório Ciudad de Montevideo / MVDLAB

Primeiro laboratório cidadão em Montevidéu, com espaço físico e digital dedicado a facilitar o intercâmbio, interação e inovação entre cidadãos e governo.
Ver iniciativa

Mujer Ahora

Cooperativa de mulheres feministas dedicada à promoção e proteção dos direitos humanos, especialmente focada na construção de relações de eqüidade de gênero. Desenvolve principalmente três áreas de trabalho: relações de gênero e violência doméstica, direitos trabalhistas e participação cidadã.

Ver iniciativa

Ovejas Negras

Organização social que defende a diversidade sexual e promove os direitos das pessoas LGBT.

Ver iniciativa

Partido Digital

Partido político que procura melhorar a democracia aumentando a participação e a transparência, confiando na tecnologia.
Ver iniciativa

Socialab

 
Rede de solucionadores de problemas que trabalha na ampliação do impacto e eficiência da estratégia de sustentabilidade, inovação e comunicação de organizações públicas e privadas.
Ver iniciativa

Sudestada

Primeiro site de notícias no Uruguai dedicado à pesquisa jornalística, jornalismo de dados e cobertura de contexto, assumindo um forte compromisso com a informação de qualidade e transparência.
Ver iniciativa

UYCheck

Primeiro site de verificação independente do discurso público no Uruguai.

Ver iniciativa

Proderechos

Rede de afetos que aposta em uma sociedade mais democrática e integrada, com mulheres e homens mais livres e capazes de decidir.
Ver iniciativa

AGESIC

Instituição pública atrelada à Presidência da República que lidera o desenvolvimento do governo digital, da sociedade da informação e do conhecimento no Uruguai.
Ver iniciativa

Red de Gobierno Abierto Uruguay

Organização que contribui para a consolidação de um modelo de governança transparente, participativo e colaborativo, fortalecendo as capacidades das organizações da sociedade civil para influenciar, participar e exercer o controle do cidadão no ciclo de políticas públicas no âmbito do processo do Governo Aberto no Uruguai.
Ver iniciativa

Especialistas e ativistas: Cristina Zurbriggen, Ignacio Estrada

Confira as inovações políticas mapeadas em cada país

As lógicas e a vocação do território latino-americano ao longo das últimas décadas. Conheça o contexto político que faz surgir um novo momento e uma nova identidade política que busca fortalecer identidades, direitos e a democracia.

Leia mais >

O surgimento e a materialização de um novo perfil comportamental que demonstra esse novo pensar e fazer política nos territórios: suas ações, estratégias, princípios, mentalidade e valores.

Leia mais >

A definição e visão de inovação política neste contexto, os principais desafios e as ferramentas para que este ecossistema permaneça, realize e transforme as instituições e sociedade.

Leia mais >