COLÔMBIA 2018-10-13T08:51:24+00:00

Despertar político pós-plebiscito

A Colômbia enfrentou 50 anos de conflito armado que marcou profundamente a sociedade e afetou mais de 8 milhões de pessoas por grupos como as FARC, o próprio Estado e os paramilitares. O atual presidente, Santos, desde o início de seu primeiro mandato começou a articular o acordo de paz que começou a desenrolar em 2016. O governo promove um plebiscito ‘sim ou não’ ao acordo, e a oposição utiliza esse momento para criar uma campanha ‘de medo’, abusando de mentiras como: votar ‘sim’ é votar pelo casamento homoafetivo. A investida da oposição (grupo ligado ao ex-presidente Uribe) foi bem-sucedida e como o plebiscito foi mal desenhado e não houve comunicação suficiente, venceu o ‘não’ ao acordo. O plebiscito acentuou a polarização na sociedade colombiana.

Mesmo quem votou ‘não’ estava convencido que o ‘sim’ iria ganhar, e se surpreendeu com o resultado. De maneira espontânea, as pessoas vão às ruas protestar contra o resultado, principalmente os jovens. As mobilizações e ocupações seguiram por vários dias, e então o governo decide levar o acordo a frente, passando por cima da decisão do plebiscito. Desses grupos que estavam nas ruas,  surgiu uma série de movimentos políticos – parte deles dedicada a garantir que o acordo seja implementado e esteja na agenda das próximas eleições. Dessa ‘leva’ também estão surgindo novos partidos.

A agenda da inovação pública está presente no país de desde 2003 com Enrique Peñalosa, Antas Mockus e Sergio Fajardo. Bogotá e Medellín já foram exemplos de inovação em educação e mobilidade. Hoje, essa agenda se estende também para Nariño, um estado esquecido por grande parte do país e que está se destacando por suas ações inovadoras – é um governo ‘modelo’ no tema de governo aberto.

A sociedade civil na Colômbia é forte porém sempre muito voltada para o tema do conflito armado. Todos os entrevistados da sociedade civil ou governo passaram em organizações, comissões, projetos que trabalhavam com o tema.

Acciones de Paz

Projeto que consiste na revitalização de lugares esquecidos, abandonados, subutilizados ou usados para propósitos inapropriados, com ativação feita pela comunidade.

Ver iniciativa

Acuerdo Ya

Organização estudantil composta por estudantes de todas as universidades de Bogotá que busca gerar espaços acadêmicos e sociais para a construção da cultura cívica em torno da democracia e da paz.

Bajo la Manga

Jornal digital de opinião impulsionado por uma equipe diversificada de jovens que acreditam na pluralidade, construindo informação relevante a partir da diferença e do respeito.

Ver iniciativa

Bancada de emprendimiento e innovación - Bogotá

Grupo, formado por 12 vereadores de diferentes partidos, busca, através de iniciativas e projetos, promover uma cidade inteligente, inovadora e empreendedora.

Ver iniciativa

Casa de las Estrategias

Fundação cuja missão é a promoção da arte, a redução da violência e a conquista de modelos de sustentabilidade. Apoia processos de jovens e grupos, além disso, é um centro de estudos e desenvolvimento de processos de formação.

Ver iniciativa

Cátedra Futuro

Cátedra Futuro é uma solução no âmbito da educação que está encaminhada para a consolidação, geração e instalação de novos saberes e competências nas crianças por meio da ressignificação das instituições educativas como laboratórios de cidadania e epicentros de transformación territorial.

Ver iniciativa

Centro Incide

Organização que trabalha no fortalecimento da democracia e do estado social de direito para a formulação, execução e controle eficiente de políticas públicas.

Ver iniciativa

CISNA - Centro de Innovación Social de Nariño

Estratégia de ativação cidadã do governo de Nariño para impulsionar processos de inovação social no departamento.

Ver iniciativa

Colombiacheck

Plataforma digital, aberta e colaborativa, na qual são publicados artigos baseados na técnica de checagem de fatos e dados, conhecidos como checagem de fatos.

Ver iniciativa

Colombia Próximo País

Movimento cidadão com o objetivo de alcançar que em 2018, ano de eleição, as pessoas que chegam ao poder na Colômbia sejam pessoas comprometidas com a implementação de acordos de paz com base na mobilização do cidadão.

Combo 2600

Grupo de jovens comprometidos em transformar Bogotá em uma cidade mais justa e agradável, através de um profundo conhecimento da cidade e da ação coletiva.

Ver iniciativa

Corlide Medellín

Organização sem fins lucrativos da sociedade civil, cujo objetivo é promover a transparência, a boa governança e a participação cidadã.

Ver iniciativa

Fundación Corona:

Organização comprometida com a melhoria da qualidade de vida e com a incidência da cidadania na formulação e implementação de políticas públicas de alto impacto coletivo nos saúde, economia, educação e participação.

Ver iniciativa

Fundación Domopaz

Iniciativa que contribui para o fortalecimento das instituições democráticas, do Estado social de direito e suas regras, bem como a promoção da paz e da democracia participativa.

Ver iniciativa

Fundación Liderazgo y Democracia

Iniciativa cujo objetivo é contribuir para a melhoria da democracia e fortalecimento de suas instituições, bem como para a promoção da liderança pública.

Ver iniciativa

Fundación Karisma

Organização da sociedade civil que trabalha na promoção dos direitos humanos no mundo digital.

Ver iniciativa

GANA - Gobierno Abierto de la Gobernación de Nariño

Governo Aberto de Nariño baseia-se na participação, transparência e colaboração, que são três instrumentos fundamentais para a construção coletiva da paz.

Ver iniciativa

Gobiernación de Nariño

Governo da cidade colombiana que foi reconhecido internacionalmente pela forma como começou a reconstruir o tecido social através das estratégias e princípios do governo aberto.

Ver iniciativa

Innovation LAB Departamento Nacional de Planeación DNP

Iniciativa da Direção de Desenvolvimento Empresarial e Subdirecional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Departamento Nacional de Planejamento), com a finalidade de catalisar a inovação no setor público colombiano.

Ver iniciativa

La Ciudad Verde

Movimento nacional e independente de sinergia cidadã que promove cidades e regiões mais sustentáveis.

Ver iniciativa

Metodologia Feeling

Metodologia para inovar focada nos sentimentos, desejos e no coração do Ser Humano.

Ver iniciativa

MinTIC

O Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação é responsável por conceber, adotar e promover as políticas, planos, programas e projetos do setor das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Ver iniciativa

Movilizatorio

Laboratório de participação cidadã para a Colômbia e a América Latina Incubado na Purpose. Cria, testa, fortalece e amplifica iniciativas participativas com o apoio de ferramentas tecnológicas para promover transformações sociais positivas.

Ver iniciativa

Ojo a la Paz

Auditoria cidadã para a implementação dos acordos de paz assinados entre o governo e as FARC-EP

Ver iniciativa

Pacifista

Pacifista é um projeto da VICE focado em conteúdos sobre o término do conflito armado e a construção da paz na Colômbia.

Ver iniciativa

PNUD Colômbia

Rede global das Nações Unidas para o desenvolvimento que promove a mudança e conecta países com o conhecimento, experiência e recursos necessários para ajudar as pessoas a terem uma vida melhor.

Ver iniciativa

Ruta N Medellin

Iniciativa que desenvolve diferentes programas e serviços para facilitar a evolução econômica da cidade para negócios intensivos em ciência, tecnologia e inovação, de forma inclusiva e sustentável.

Ver iniciativa

SeamOS Democracia Digital

Plataforma cidadã e tecnológica integrada por uma equipe jovem e com diferentes formações, reunida em torno de um objetivo comum: promover a participação cidadã na democracia colombiana por meio da tecnologia e da criatividade.

Ver iniciativa

Sendá

Plataforma cidadã de poder político e social, cujo objetivo é devolver às pessoas a capacidade de imaginar e construir uma vida digna.

Ver iniciativa

Transparencia por Colombia

Capítulo colombiano da Transparency International, que trabalha na luta integral contra a corrupção e a transparência, pública e privada, para promover a cidadania ativa, fortalecer as instituições e consolidar nossa democracia.

Ver iniciativa

ViveLab Bogotá

Iniciativa que une governo nacional e distrital, empresas, academia e cidadãos para promover a inovação, criando soluções digitais com alto impacto social e econômico.

Ver iniciativa

Veeduría Distrital

Organização governamental com o objetivo de promover a transparência e prevenir a corrupção na gestão pública distrital.

Ver iniciativa

Especialistas e ativistas: Jackie Arango, Alcaldía Medellín.Click edit button to change this text.

Confira as inovações políticas mapeadas em cada país

As lógicas e a vocação do território latino-americano ao longo das últimas décadas. Conheça o contexto político que faz surgir um novo momento e uma nova identidade política que busca fortalecer identidades, direitos e a democracia.

Leia mais >

O surgimento e a materialização de um novo perfil comportamental que demonstra esse novo pensar e fazer política nos territórios: suas ações, estratégias, princípios, mentalidade e valores.

Leia mais >

A definição e visão de inovação política neste contexto, os principais desafios e as ferramentas para que este ecossistema permaneça, realize e transforme as instituições e sociedade.

Leia mais >