PERU 2018-10-13T08:51:24+00:00

Transparência e anticorrupção em pauta

País diverso e desigual, com forte presença da cultura indígena, mas também com grande influência das correntes conservadoras nas decisões políticas do país. Durante a década de 80 viveu grandes instabilidades sociais e econômicas e viu o surgimento do grupo político guerrilheiro Sendero Luminoso, adepto da violência como tática.

Nos anos 90, Fujimori, conhecido como o fantasma andino, é eleito, sem ter um plano e sem partido definido, com uma herança de  hiperinflação e uma economia quebrada. Reinseriu o país na economia mundial e no movimento de globalização, reduzindo a inflação.

Dois anos depois, Fujimori aplica um autogolpe de Estado, e seu governo fica marcado por diversas violações aos Direitos Humanos, forte autoritarismo e censura. Esta situação cria dois polos políticos que não estão representados pela direita e esquerda: fujimoristas e anti-fujimoristas, divisão política presente até hoje. Em 2009, Fujimori é o primeiro líder eleito democraticamente na América do Sul a ser condenado por abusos dos Direitos Humanos.

Actua.pe

Plataforma cidadã de vigilância, ação e comunicação por um país justo.

Ver iniciativa

Asociación Civil Transparencia

Associação civil cuja missão é trabalhar pelo fortalecimento da democracia e pela qualidade da representação política.

Ver iniciativa

Foro Juvenil de Izquierda

Coletivo de jovens para promover a participação política de mais jovens com uma visão crítica da sociedade.

Ver iniciativa

Hiperderecho

Organização civil peruana sem fins lucrativos dedicada à pesquisa, facilitar a compreensão pública e promover o respeito pelos direitos e liberdades em ambientes digitais.

Ver iniciativa

Lab San Isidro

Primeiro laboratório municipal de inovação do Peru. Um espaço de inovação para experimentar e colocar em prática idéias que têm o potencial de transformar vidas, atividades e cidades.

Ver iniciativa

Laboratorio +51

A Unidade de Inovação ou Laboratório +51 visa aproximar o Estado do cidadão, através do uso de metodologias de inovação voltadas para a compreensão das necessidades dos peruanos.

Ver iniciativa

Ni Una Menos – Peru

Capítulo Peru do coletivo feminista organizado contra a violência machista.

Ver iniciativa

Ojo Público

Mídia digital de jornalismo investigativo e novas narrativas que visa oferecer um coquetel cada vez mais raro: histórias relevantes, notícias reais, textos bem escritos e aplicativos de notícias sobre temas urgentes da agenda pública nacional.

Ver iniciativa

Ocupa tu calle

Estratégia cidadã de intervenções urbanas localizadas que promove a recuperação de espaços na cidade em desuso, melhora as condições dos espaços existentes e gera novos espaços públicos.

Ver iniciativa

Proética

Primeira ONG peruana dedicada exclusivamente à promoção da ética e à luta contra a corrupção.

Ver iniciativa

PROMSEX

Organização não governamental feminista, composta por homens e mulheres, profissionais e ativistas, que procura contribuir para a validade da integridade e dignidade das pessoas no acesso à saúde sexual e reprodutiva, justiça e segurança humana.

Ver iniciativa

Red Interquorum

Aliança estratégica de jovens e cidadãos organizada para um trabalho criativo, plural e tolerante, que busque a construção do consenso e o fortalecimento da democracia com eficiência.

Ver iniciativa

Suma Ciudadana

Organização civil que promove a conscientização dos cidadãos sobre seu poder de transformação social através do uso rentável e da divulgação criativa de informações.

Ver iniciativa

Confira as inovações políticas mapeadas em cada país

As lógicas e a vocação do território latino-americano ao longo das últimas décadas. Conheça o contexto político que faz surgir um novo momento e uma nova identidade política que busca fortalecer identidades, direitos e a democracia.

Leia mais >

O surgimento e a materialização de um novo perfil comportamental que demonstra esse novo pensar e fazer política nos territórios: suas ações, estratégias, princípios, mentalidade e valores.

Leia mais >

A definição e visão de inovação política neste contexto, os principais desafios e as ferramentas para que este ecossistema permaneça, realize e transforme as instituições e sociedade.

Leia mais >