Inovação como política pública
Em 2001 Argentina passa por uma crise econômica que se logo se transforma em crise institucional. Dessa situação, emerge uma sociedade civil distinta, ligada ao fortalecimento institucional – parte das grandes ONGs nascem desse momento e os jovens de então vão estudar fora do país para se capacitarem. Nessa mesma época, o peronista Néstor Kirchner é eleito e o ‘clã’ se mantém 16 anos no poder. E foram as últimas eleições, em 2015, que marcam uma mudança na política do país. Macri, um não peronista é eleito e ocorre uma onda de renovação política.
O atual presidente, Macri, ex-prefeito de Buenos Aires, não é peronista mas foi eleito com apoio de muitos deles. Sua estratégia política é voltada à inovação pública, isso quer dizer que tem desenvolvido uma agenda direcionada a implementar uma nova forma de Estado ligada à tecnologia e sob a luz da eficiência.
Para gerar esse ambiente de inovação, investe muito em novas estéticas para a área pública com prédios e repartições que se parecem com uma sede do Google. Além disso, estimula em seus secretários e no partido a postura da liderança próxima do cidadão, com atitudes como Timbrero, onde são incentivados, semanalmente, a literalmente tocarem a campainha da casa dos cidadãos. A maior crítica a Macri é a falta de uma agenda social.
Entre os fatos recentes, para além de não ter um peronista no poder, estão o 1ª partido digital da América Latina, Partido de la Red, e a mobilização ‘Ni Una Menos’ que despertou uma onda feminista na América Latina.
IMPORTANTE: O peronismo não pertence a um grupo, é uma cultura política presente em todos os partidos e intrinsecamente conectado à figura do líder e a um comportamento ‘personalista’. É tão forte e determinista que nenhum presidente ‘não peronista’ conseguiu terminar o mandato. Macri pode ser o primeiro a romper essa tradição
#NiUnaMenos
Coletivo feminista organizado contra a violência machista.
Amnistia Internacional Argentina
Movimento global com mais de 3 milhões de apoiadores, membros e ativistas, que atuam para proteger os direitos humanos
Asociación Civil por la Igualdad y Justicia (ACIJ)
A Associação Civil pela Igualdade e Justiça (ACIJ) é uma organização apartidária, sem fins lucrativos, dedicada à defesa dos direitos dos grupos mais desfavorecidos da sociedade e ao fortalecimento da democracia na Argentina.
Asuntos del Sur
Think Tank latino-americano que discute os diversos cenários para a região gerando espaços de debate, reflexão, pesquisa e propostas.
Chequeado
Meio digital apartidário e sem fins lucrativos dedicado à verificação do discurso público e à promoção do acesso à informação e à abertura de dados.
CIPPEC
CIPPEC (Centro de Implementação de Política Públicas para a Equidade e Crescimento) organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, que trabalha por um Estado justo, democrático e eficiente.
Directorio Legislativo
Organização não partidária que promove a criação de espaços autônomos, flexíveis, democráticos e independentes, por meio do diálogo com diversos atores dos setores público, privado, acadêmico e da sociedade civil.
Fundación Conocimiento Abierto
Organização sem fins lucrativos da Argentina para a região da América Latina com a missão é fortalecer a democracia através da promoção do governo aberto, transparência, dados abertos e acesso à informação para melhorar a qualidade da participação do cidadão.
Laboratório de Gobierno de Buenos Aires
Laboratório de inovação pública do Governo de Buenos Aires.
Mandato Margarita Stolziber
Mandato da deputada nacional Margarita Stolziber, atual candidata a Senadora pela frente 1País.
Municipalidad de Pilar
Governo Municipal da cidade de Pilar.
Partido de la Red
Partido político que usa a internet para melhorar a democracia.
Presidente Hendel
Artista que usa o humor como ferramenta de pedagogia política.
Poder Ciudadano
Fundação apartidária e sem fins lucrativos que nasceu em 1989 como uma iniciativa de um grupo de cidadãos preocupados com a defesa de direitos cívicos.
RAP – Red de Acción Política
Organização da sociedade civil que busca fomentar a geração de laços de confiança interpessoal para desenvolver habilidades de diálogo entre políticos de diferentes partidos, regiões e níveis de responsabilidade
SantaLab
Laboratórios de inovação cidadã em Santa Fé, Argentina, que trabalham de forma colaborativa pelo empoderamento urbano da cidadania.
Secretaría de Atención y Gestión Ciudadana de Buenos Aires
Secretaria que promove a escuta ativa dos vizinhos, gerando uma interpretação de suas demandas e necessidades, para acompanhá-los, medir a qualidade e a satisfação dos serviços prestados pelo Governo da Cidade de Buenos Aires e comunicar os resultados com políticas de proximidade.
Subsecretaría de Gestión Estratégica y Calidad Institucional
Auxilia o Secretário-Geral de Governo e Relações Internacionais na identificação de questões prioritárias e estratégicas de gestão com novas soluções. Da mesma forma, incentiva a inovação para boa governança, por meio de iniciativas com eixo na abertura de dados, participação do cidadão e prestação de contas.
Wingu
Organização sem fins lucrativos que ajuda outras organização do setor e da América Latina a fortalecer sua missão por meio da tecnologia e metodologias inovadoras.
As lógicas e a vocação do território latino-americano ao longo das últimas décadas. Conheça o contexto político que faz surgir um novo momento e uma nova identidade política que busca fortalecer identidades, direitos e a democracia.
O surgimento e a materialização de um novo perfil comportamental que demonstra esse novo pensar e fazer política nos territórios: suas ações, estratégias, princípios, mentalidade e valores.
A definição e visão de inovação política neste contexto, os principais desafios e as ferramentas para que este ecossistema permaneça, realize e transforme as instituições e sociedade.