CHILE 2018-08-24T14:42:03+00:00

Uma retomada pelo público e comum

O Chile é o país que possui mais exemplos de como as inovações podem se institucionalizar, tanto na política partidária, na gestão pública e na sociedade civil. Parte disso surge em 2011 com a “revolta dos pinguins” um movimento estudantil que se mobiliza pela educação pública (na era Pinochet, o Chile foi um laboratório neoliberal e a maioria dos serviços públicos foram privatizados). Em 2013, as principais lideranças estudantis Giorgio Jackson, Gabriel Boric e Camila Vallejo foram candidatos independentes ao congresso e se elegeram deputados federais.

Em 2015, Giorgio criou o partido Revolución Democrática e Gabriel o partido Movimiento Autonomista. E em 2016, com apoio de movimento cívicos, foi eleito prefeito independente  de Valparaíso, Jorge Sharp. Em 2017, criam a coalizão de esquerda, Frente Amplio e lançarão a primeira candidata independente à presidência. Não só a esquerda vem se renovando, mas a direita também, a partir do partido Evópoli – que se autodenomina  como ‘a nova direita’.

Na gestão pública e liderado pelo gabinete da Presidenta Bachelet, a cultura de inovação está presente – assim que foi eleita lançou um decreto para a criação de um laboratório de inovação e incentiva uma postura que busca a soluções de política públicas a partir da empatia e da visão ‘centrada no cidadão’ (citizen oriented). Em 2015 passa a reforma política liderada por Bachelet que corrige alguns absurdos da época Pinochet.

A sociedade civil também tem percorrido o caminho da incidência na política institucional. Além das mobilizações, fiscalização e pressão, as iniciativas tratam de estratégias que resultem em novas leis, regulamentações e políticas públicas. É o caso da Ley de Lobby – articulação da sociedade civil que passou uma lei para regulamentar a atividade, onde nenhum político ou gestor público pode receber pessoas que não forem agendadas através de plataforma pública e transparente.

Ao mesmo tempo que possui todas essas inovações, tem a maior abstenção eleitoral da região – menos de 35% das pessoas votaram nas últimas eleições.

Base Pública

Fundação que busca fortalecer a representação dos cidadãos na democracia, construindo espaços para reunir, dialogar e disseminar a voz dos cidadãos.

Ver iniciativa >

Chile Transparente

Capítulo chileno da Transparency International para promover práticas de transparência, probidade e acesso à informação em instituições públicas, privadas e sociedade civil.

Ver iniciativa >

Fundación Ciudadano Inteligente

Iniciativa para fortalecer a democracia e reduzir a desigualdade na América Latina, promovendo a transparência e a participação cidadã por meio do uso inovador das tecnologias da informação.

Ver iniciativa >

Fundación Democracia y Desarrollo

Fundação que tem o objetivo de estimular o pensamento e a reflexão sobre novos caminhos de desenvolvimento que permitam às nossas sociedades avançar com níveis mais altos de igualdade e justiça social.

Ver iniciativa >

Espacio Público

Centro de estudos independentes, de centro-esquerda, que visa contribuir para a melhoria do debate, desenho e implementação de políticas públicas, a fim de desenvolver melhores oportunidades para todos.

Evópoli

Partido político chileno que também atua como um espaço de participação, compromissado com a transparência e em promover a política com compromisso, alegria e vitalidade.

Fundación Iguales

Fundação que trabalha pela inclusão da diversidade sexual na sociedade chilena por meio da formulação de políticas públicas, educação na escola e níveis superiores, capacitação de trabalhadores dos setores público e privado e disseminação de informações para o público em geral.

Fundación Multitudes

Organização sem fins lucrativos focada em colmatar o fosso entre as instituições públicas e a sociedade civil, trabalhando para o Governo Aberto.

Lab Datos Chile

Iniciativa que entrega ferramentas em diversos assuntos de interesse público, através de dados abertos existentes no país.

Lab Infante 1415

Centro de Criação Público e Municipal aberto à cidadania promovido pelo Município de Providencia, destinado a favorecer a inovação e a criatividade através do trabalho colaborativo e participação.

Laboratório de Gobierno de Chile

Instituição pública criada durante o segundo período da presidente Michelle Bachelet, e visa promover um estado inovador a serviço das pessoas.

Mandato Giorgio Jackson

Equipe de trabalho no mandato do deputado Giorgio Jackson com a principal motivação de promover mudanças estruturais no Chile.

Red para la Democracia

Rede de Estudos para o aprofundamento da democracia, é uma fundação cujo objetivo é colaborar com as transformações políticas, culturais, sociais e econômicas que o Chile enfrenta e enfrentará nos próximos anos.

Revolución Democrática

Partido político chileno, fundado em 2012 por alguns dos líderes da mobilização estudantil de 2011. É definido como um movimento da esquerda política que busca a construção de um socialismo democrático e uma ampla democracia participativa no Chile.

The Clinic

Jornal chileno parcialmente satírico que oferece análise e opinião sobre política, cultura e assuntos atuais

Todos Chile

Plataforma de participação democrática e representação registrada como partido político, com o objetivo de facilitar a participação dos chilenos na política.

As lógicas e a vocação do território latino-americano ao longo das últimas décadas. Conheça o contexto político que faz surgir um novo momento e uma nova identidade política que busca fortalecer identidades, direitos e a democracia.

Leia mais >

O surgimento e a materialização de um novo perfil comportamental que demonstra esse novo pensar e fazer política nos territórios: suas ações, estratégias, princípios, mentalidade e valores.

Leia mais >

A definição e visão de inovação política neste contexto, os principais desafios e as ferramentas para que este ecossistema permaneça, realize e transforme as instituições e sociedade.

Leia mais >

Países