Identidade Política 2018-10-13T08:51:24+00:00

O surgimento e a materialização de um novo perfil comportamental que demonstra esse novo pensar e fazer política nos territórios: suas ações, estratégias, princípios, mentalidade e valores.

Porque tecem os fragmentos, os pedaços, os retalhos das diversas identidades presentes na sociedade latino-americana. Une umas às outras, criando pontes, conectando realidades e mediando relações a partir de uma visão: a construção de uma coletividade própria da América Latina.

O processo de reconstrução do tecido social parte do entendimento de que não há um único salvador que nos libertará da condição de “cidadãos a espera de um milagre”. Cidadãos livres do poder patriarcal, independentes, autônomos e conscientes de sua responsabilidade geram o ambiente para que mais pessoas se emancipem.

Ao se emancipar, o indivíduo compreende que é preciso sair da zona de conforto e começa a agir.

Somente um cidadão emancipado é capaz de respeitar e desejar a liberdade do outro. Ninguém emancipa ninguém. Só o indivíduo tem o poder e capacidade de fazê-lo.

É preciso pedagogia política, especialmente para o empoderamento dos cidadãos. Para que eles conheçam e melhorem suas capacidades para defender seus direitos e gerar demandas cidadãs.
Marta, Paraguai

A coletividade é um conjunto de indivíduos que formam uma unidade. Para reconstruir o tecido social, não basta o tecedor se emancipar, suas ações devem ser orientadas a partir da visão da coletividade.

Em outras palavras, a coletividade é a capacidade de respeitar as individualidades, com a intenção de chegar a um acordo.

Coletividade é respeitar as diferenças, mas mesmo assim ser capaz de construir o comum.

Acredito que esta seja a única maneira de combater o inimigo, o sistema patriarcal capitalista, que nos oprime, e que é de muitos e muitas.
Magdalena, Uruguai

Experimentar formatos e ferramentas baseados na coletividade e na autonomia dos indivíduos é a maneira dos tecedores desenvolverem novas formas de atuação política.

Para encontrar caminhos de reconstrução do tecido social é preciso criar e cocriar, testar e experimentar.

Adotam novas ferramentas, digitais e sociais, aplicando-as nas formas de organização tradicional, ou criando e desenvolvendo outras.

A experiência de participar da discussão de leis do sistema nacional de corrupção foi além de uma experiência de parlamento aberto. Éramos organizações, atores que normalmente não participam desses espaços e com isso entendemos um pouquinho mais qual é a lógica parlamentar, como é que trabalham os grupos parlamentares. Nos demos conta de que é uma lógica de funcionamento muito resistente, muito poderosa, onde a transparência e a participação cidadã são elementos,estranhos, novos e que os políticos que não estão acostumados com essas práticas se sentiam incomodados em alguns momentos.
Guillermo, México

Clique e saiba mais sobre as ferramentas de ação dos tecedores:

















A ação dos tecedores manifesta novos paradigmas, próprios desse tempo, contrapondo-se à política tradicional:

Se a emancipação é a libertação do poder patriarcal (organização social exercida por homens), a transição para uma estrutura mais feminina não é somente a luta por direitos civis.

É também agregar à construção coletiva os elementos do princípio feminino em si: rede, colaboração, emancipação, afeto, criatividade. Em outras palavras, é o resgate de um princípio humano oprimido e abafado pela lógica dominante do patriarcado.

Se eu tivesse um gênio da lâmpada, meu pedido para o sistema político seria 50 [homens]/50 mulheres. Cota para as mulheres e garantia do lugar das mulheres em pé de igualdade pra que a gente pudesse ter assertividade nos espaços de decisão.
Marielle, Brasil

Feminizar a política é valorizar os processos, uma política em que as pessoas podem ser escutadas e que elas podem influenciar os processos decisórios.
Áurea, Brasil

Os tecedores atuam a partir de todos os pontos da sociedade – da sociedade civil às instituições -, com o propósito de aumentar o fluxo de informações e a conexão entre atores funcionais, tornando-se a ponte entre cidadãos e a tomada de decisão.

Clique nos cases abaixo para saber mais:






A mudança e a inovação no século 21 demandam esforços de todas as pessoas e atores. Sem essa vontade de mudar, mantemos o círculo vicioso. A ruptura é atravessar essa zona de conforto, ter disponibilidade em tomar riscos e ceder a minha parte ao outro para construir um caminho comum.
Carlos, Chile

A definição e visão de inovação política neste contexto, os principais desafios e as ferramentas para que este ecossistema permaneça, realize e transforme as instituições e sociedade.

Leia mais >

As lógicas e a vocação do território latino-americano ao longo das últimas décadas. Conheça o contexto político que faz surgir um novo momento e uma nova identidade política que busca fortalecer identidades, direitos e a democracia.

Leia mais >

Confira as inovações políticas mapeadas em cada país