EQUADOR 2018-10-13T08:51:24+00:00

Contenção da ação política

O ex-presidente Rafael Correa foi eleito em 2007 sob grande expectativa de renovação política. Logo no começo de seu 1º mandato, convocou uma constituinte e na época gozava de apoio dos indígenas. Promoveu uma série de políticas voltadas à esquerda mas ao longo do tempo foi se tornando uma figura autoritária. Parte da sociedade civil organizada e movimentos jovens foram cooptados pelas estruturas de governo, deixando a sociedade civil enfraquecida. Correa se distanciou do indígenas, criou medidas de controle da imprensa e das organizações da sociedade civil – essas só poderiam existir e receber dinheiro internacional se estivessem alinhadas com o plano de governo.

Essa série de sanções/limitações limitaram a emergência de um ambiente para inovação na política. O novo presidente, Lênin Moreno (apoiado por Correa) eleito esse ano, tem um perfil mais moderado e conciliador que pode rever essas medidas, principalmente ligadas à mídia. Ao menos foi o que destacou em seu discurso de posse.

Em 2014, houve um movimento ambientalista, Yasunidos, que mobilizou a sociedade em defesa do parque nacional Yasuní contra a extração de petróleo na reserva. 600 mil assinaturas foram coletadas para impulsionar uma consulta popular sobre o tema. Porém, foi negado pelo governo alegando que as assinaturas não eram todas válidas. Esse banho de água fria foi mais um motivo de contenção da sociedade civil. As iniciativas que surgem estão muito incipientes e são pouco mobilizadoras. Porém, há um grande movimento de inovação social e de startups.

A campanha política de 2017 foi extremamente acirrada e violenta. A sociedade se polarizou muito e o vencedor ganhou por muito pouco, aumentando o desafio do atual presidente de governar uma sociedade tão fragmentada.

4 pelagatos

Portal do jornalismo investigativo em profundidade que busca através de dados e informações trazer à tona narrativas que construam uma convivência igualitária.

Ver iniciativa

Ágora Democrática

Projeto que visa documentar a democracia à medida que ela se desenvolve no Equador, abordando uma variedade de questões e indicadores que são relevantes para o fortalecimento da democracia no país.

Ver iniciativa

Ecuador Chequea

Uma experiência colaborativa entre sociedade civil, academia e jornalismo, porque nossa reportagem é nutrida pelo trabalho de professores e analistas de pelo menos 10 organizações, incluindo universidades, observatórios de políticas públicas e outros tanques de pensamento.

Ver iniciativa

Fundación Ciudanía y Desarollo - Observatorio Legislativo

Fundação Cidadania e Desenvolvimento, iniciativa que promove a implementação das políticas do Parlamento Aberto no Equador.

Ver iniciativa

GKillCity

Jornalismo independente de profundidade e narrativas alternativas.

Ver iniciativa

ImpaQto

Laboratório de empreendedorismo que oferece espaço de trabalho compartilhado para fundadores de start-ups, freelancers, consultores e agentes de mudança.

Ver iniciativa

Instituto de la Ciudad de Quito

Iniciativa criada com o objetivo de realizar análises científicas, conceituais e aplicadas ao desenvolvimento de Quito

Ver iniciativa

Izquierda Democrática

Partido moderno criado para mudar a maneira de fazer política no Equador, incorporando ao mesmo tempo uma concepção mais ideológica da ação política.

Ver iniciativa

Japiawer

Reunião de pessoas que exploram um tópico proposto todo mês e tomam uma bebida enquanto conversam, se conectam e buscam criar um espaço informal de diálogo onde pessoas de todos os setores convergem para aprender.

Ver iniciativa

LINQ

Espaço de diálogo e colaboração direta entre cidadãos, organizações locais e internacionais, faculdades e entidades públicas e privadas; com o objetivo de criar e implementar soluções de alto impacto para abordar as questões mais prementes de Quito.

Ver iniciativa

Media Lab UIO

Espaço cidadão cujo objetivo institucional e escopo de atuação promovem a produção de tecnologia, empreendedorismo e comunicação e projetos artísticos através do uso de tecnologias contemporâneas e conhecimento ancestral para o bem comum.

Ver iniciativa

Operación Urbana Sostenible

Projeto que visa recuperar o famoso bairro de Quito com a implementação de iniciativas comunitárias, a pedestreização de ruas, o desenvolvimento de feiras inclusivas e atividades culturais e recreativas com o objetivo de ensinar aos vizinhos os benefícios da inclusão e equidade para o uso sustentável da área.

TinkuLab

Laboratório Cívico colaborativo, que inspira ideias transformadoras para a cidade com o objetivo de co- criar de políticas públicas.

Ver iniciativa

YASunidos

Movimento da sociedade civil determinado a proteger os Yasuní da exploração de petróleo.

Ver iniciativa

YoutHAB

Conferência Mundial de Jovens reunidos para repensar habitação e o direito às cidades.

Ver iniciativa

Especialistas e ativistas: Paúl Cisneros, Juan Carlos Mendéz

Confira as inovações políticas mapeadas em cada país

As lógicas e a vocação do território latino-americano ao longo das últimas décadas. Conheça o contexto político que faz surgir um novo momento e uma nova identidade política que busca fortalecer identidades, direitos e a democracia.

Leia mais >

O surgimento e a materialização de um novo perfil comportamental que demonstra esse novo pensar e fazer política nos territórios: suas ações, estratégias, princípios, mentalidade e valores.

Leia mais >

A definição e visão de inovação política neste contexto, os principais desafios e as ferramentas para que este ecossistema permaneça, realize e transforme as instituições e sociedade.

Leia mais >