Uma retomada pelo público e comum
O Chile é o país que possui mais exemplos de como as inovações podem se institucionalizar, tanto na política partidária, na gestão pública e na sociedade civil. Parte disso surge em 2011 com a “revolta dos pinguins” um movimento estudantil que se mobiliza pela educação pública (na era Pinochet, o Chile foi um laboratório neoliberal e a maioria dos serviços públicos foram privatizados). Em 2013, as principais lideranças estudantis Giorgio Jackson, Gabriel Boric e Camila Vallejo foram candidatos independentes ao congresso e se elegeram deputados federais.
Em 2015, Giorgio criou o partido Revolución Democrática e Gabriel o partido Movimiento Autonomista. E em 2016, com apoio de movimento cívicos, foi eleito prefeito independente de Valparaíso, Jorge Sharp. Em 2017, criam a coalizão de esquerda, Frente Amplio e lançarão a primeira candidata independente à presidência. Não só a esquerda vem se renovando, mas a direita também, a partir do partido Evópoli – que se autodenomina como ‘a nova direita’.
Na gestão pública e liderado pelo gabinete da Presidenta Bachelet, a cultura de inovação está presente – assim que foi eleita lançou um decreto para a criação de um laboratório de inovação e incentiva uma postura que busca a soluções de política públicas a partir da empatia e da visão ‘centrada no cidadão’ (citizen oriented). Em 2015 passa a reforma política liderada por Bachelet que corrige alguns absurdos da época Pinochet.
A sociedade civil também tem percorrido o caminho da incidência na política institucional. Além das mobilizações, fiscalização e pressão, as iniciativas tratam de estratégias que resultem em novas leis, regulamentações e políticas públicas. É o caso da Ley de Lobby – articulação da sociedade civil que passou uma lei para regulamentar a atividade, onde nenhum político ou gestor público pode receber pessoas que não forem agendadas através de plataforma pública e transparente.
Ao mesmo tempo que possui todas essas inovações, tem a maior abstenção eleitoral da região – menos de 35% das pessoas votaram nas últimas eleições.
Base Pública
Fundação que busca fortalecer a representação dos cidadãos na democracia, construindo espaços para reunir, dialogar e disseminar a voz dos cidadãos.
Chile Transparente
Capítulo chileno da Transparency International para promover práticas de transparência, probidade e acesso à informação em instituições públicas, privadas e sociedade civil.
Fundación Ciudadano Inteligente
Iniciativa para fortalecer a democracia e reduzir a desigualdade na América Latina, promovendo a transparência e a participação cidadã por meio do uso inovador das tecnologias da informação.
Fundación Democracia y Desarrollo
Fundação que tem o objetivo de estimular o pensamento e a reflexão sobre novos caminhos de desenvolvimento que permitam às nossas sociedades avançar com níveis mais altos de igualdade e justiça social.
Espacio Público
Centro de estudos independentes, de centro-esquerda, que visa contribuir para a melhoria do debate, desenho e implementação de políticas públicas, a fim de desenvolver melhores oportunidades para todos.
Evópoli
Partido político chileno que também atua como um espaço de participação, compromissado com a transparência e em promover a política com compromisso, alegria e vitalidade.
Fundación Iguales
Fundação que trabalha pela inclusão da diversidade sexual na sociedade chilena por meio da formulação de políticas públicas, educação na escola e níveis superiores, capacitação de trabalhadores dos setores público e privado e disseminação de informações para o público em geral.
Fundación Multitudes
Organização sem fins lucrativos focada em colmatar o fosso entre as instituições públicas e a sociedade civil, trabalhando para o Governo Aberto.
Lab Datos Chile
Iniciativa que entrega ferramentas em diversos assuntos de interesse público, através de dados abertos existentes no país.
Lab Infante 1415
Centro de Criação Público e Municipal aberto à cidadania promovido pelo Município de Providencia, destinado a favorecer a inovação e a criatividade através do trabalho colaborativo e participação.
Laboratório de Gobierno de Chile
Instituição pública criada durante o segundo período da presidente Michelle Bachelet, e visa promover um estado inovador a serviço das pessoas.
Mandato Giorgio Jackson
Equipe de trabalho no mandato do deputado Giorgio Jackson com a principal motivação de promover mudanças estruturais no Chile.
Red para la Democracia
Rede de Estudos para o aprofundamento da democracia, é uma fundação cujo objetivo é colaborar com as transformações políticas, culturais, sociais e econômicas que o Chile enfrenta e enfrentará nos próximos anos.
Revolución Democrática
Partido político chileno, fundado em 2012 por alguns dos líderes da mobilização estudantil de 2011. É definido como um movimento da esquerda política que busca a construção de um socialismo democrático e uma ampla democracia participativa no Chile.
The Clinic
Jornal chileno parcialmente satírico que oferece análise e opinião sobre política, cultura e assuntos atuais.
Todos Chile
Plataforma de participação democrática e representação registrada como partido político, com o objetivo de facilitar a participação dos chilenos na política.
Especialistas e ativistas: Maria Undurraga e Bernardo Valdés
Las lógicas y la vocación del territorio latinoamericano a lo largo de las últimas décadas. Conozca el contexto político que hace surgir un nuevo momento y una nueva identidad política que busca fortalecer identidades, derechos y la democracia.
El surgimiento y la materialización de un nuevo perfil comportamental que demuestra ese nuevo pensamiento y hacer política en los territorios: sus acciones, estrategias, principios, mentalidad y valores.
La definición y visión de innovación política en este contexto, conozca los principales desafíos y las herramientas para que este ecosistema permanezca, realice y transforme las instituciones y la sociedad.