ARGENTINA 2018-11-07T15:10:03+00:00

Inovação como política pública

Em 2001 Argentina passa por uma crise econômica que se logo se transforma em crise institucional. Dessa situação, emerge uma sociedade civil distinta, ligada ao fortalecimento institucional – parte das grandes ONGs nascem desse momento e os jovens de então vão estudar fora do país para se capacitarem. Nessa mesma época, o peronista Néstor Kirchner é eleito e o ‘clã’ se mantém 16 anos no poder. E foram as últimas eleições, em 2015, que marcam uma mudança na política do país. Macri, um não peronista é eleito e ocorre uma onda de renovação política.

O atual presidente, Macri, ex-prefeito de Buenos Aires, não é peronista mas foi eleito com apoio de muitos deles. Sua estratégia política é voltada à inovação pública, isso quer dizer que tem desenvolvido uma agenda direcionada a implementar uma nova forma de Estado ligada à tecnologia e sob a luz da eficiência.

Para gerar esse ambiente de inovação, investe muito em novas estéticas para a área pública com prédios e repartições que se parecem com uma sede do Google. Além disso, estimula em seus secretários e no partido a postura da liderança próxima do cidadão, com atitudes como Timbrero, onde são incentivados, semanalmente, a literalmente tocarem a campainha da casa dos cidadãos. A maior crítica a Macri é a falta de uma agenda social.

Entre os fatos recentes, para além de não ter um peronista no poder, estão o 1ª partido digital da América Latina, Partido de la Red, e a mobilização ‘Ni Una Menos’ que despertou uma onda feminista na América Latina.

IMPORTANTE: O peronismo não pertence a um grupo, é uma cultura política presente em todos os partidos e intrinsecamente conectado à figura do líder e a um comportamento ‘personalista’. É tão forte e determinista que nenhum presidente ‘não peronista’ conseguiu terminar o mandato. Macri pode ser o primeiro a romper essa tradição

#NiUnaMenos

Coletivo feminista organizado contra a violência machista.

Ver iniciativa

Amnistia Internacional Argentina

Movimento global com mais de 3 milhões de apoiadores, membros e ativistas, que atuam para proteger os direitos humanos

Ver iniciativa

Asociación Civil por la Igualdad y Justicia (ACIJ)

A Associação Civil pela Igualdade e Justiça (ACIJ) é uma organização apartidária, sem fins lucrativos, dedicada à defesa dos direitos dos grupos mais desfavorecidos da sociedade e ao fortalecimento da democracia na Argentina.

Ver iniciativa

Asuntos del Sur

Think Tank latino-americano que discute os diversos cenários para a região gerando espaços de debate, reflexão, pesquisa e propostas.

Ver iniciativa

Chequeado

Meio digital apartidário e sem fins lucrativos dedicado à verificação do discurso público e à promoção do acesso à informação e à abertura de dados.

Ver iniciativa

CIPPEC

CIPPEC (Centro de Implementação de Política Públicas para a Equidade e Crescimento) organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, que trabalha por um Estado justo, democrático e eficiente.

Ver iniciativa

Directorio Legislativo

Organização não partidária que promove a criação de espaços autônomos, flexíveis, democráticos e independentes, por meio do diálogo com diversos atores dos setores público, privado, acadêmico e da sociedade civil.

Ver iniciativa

Fundación Conocimiento Abierto

Organização sem fins lucrativos da Argentina para a região da América Latina com a missão é fortalecer a democracia através da promoção do governo aberto, transparência, dados abertos e acesso à informação para melhorar a qualidade da participação do cidadão.

Ver iniciativa

Laboratório de Gobierno de Buenos Aires

Laboratório de inovação pública do Governo de Buenos Aires.

Ver iniciativa

Mandato Margarita Stolziber

Mandato da deputada nacional Margarita Stolziber, atual candidata a Senadora pela frente 1País.

Ver iniciativa

Municipalidad de Pilar

Governo Municipal da cidade de Pilar.

Ver iniciativa

Partido de la Red

Partido político que usa a internet para melhorar a democracia.

Ver iniciativa

Presidente Hendel

Artista que usa o humor como ferramenta de pedagogia política.

Ver iniciativa

Poder Ciudadano

Fundação apartidária e sem fins lucrativos que nasceu em 1989 como uma iniciativa de um grupo de cidadãos preocupados com a defesa de direitos cívicos.

Ver iniciativa

RAP – Red de Acción Política

Organização da sociedade civil que busca fomentar a geração de laços de confiança interpessoal para desenvolver habilidades de diálogo entre políticos de diferentes partidos, regiões e níveis de responsabilidade

Ver iniciativa

SantaLab

Laboratórios de inovação cidadã em Santa Fé, Argentina, que trabalham de forma colaborativa pelo empoderamento urbano da cidadania.

Ver iniciativa

Secretaría de Atención y Gestión Ciudadana de Buenos Aires

Secretaria que promove a escuta ativa dos vizinhos, gerando uma interpretação de suas demandas e necessidades, para acompanhá-los, medir a qualidade e a satisfação dos serviços prestados pelo Governo da Cidade de Buenos Aires e comunicar os resultados com políticas de proximidade.

Ver iniciativa

Subsecretaría de Gestión Estratégica y Calidad Institucional

Auxilia o Secretário-Geral de Governo e Relações Internacionais na identificação de questões prioritárias e estratégicas de gestão com novas soluções. Da mesma forma, incentiva a inovação para boa governança, por meio de iniciativas com eixo na abertura de dados, participação do cidadão e prestação de contas.

Ver iniciativa

Wingu

Organização sem fins lucrativos que ajuda outras organização do setor e da América Latina a fortalecer sua missão por meio da tecnologia e metodologias inovadoras.

Ver iniciativa

Confira as inovações políticas mapeadas em cada país

As lógicas e a vocação do território latino-americano ao longo das últimas décadas. Conheça o contexto político que faz surgir um novo momento e uma nova identidade política que busca fortalecer identidades, direitos e a democracia.

Leia mais >

O surgimento e a materialização de um novo perfil comportamental que demonstra esse novo pensar e fazer política nos territórios: suas ações, estratégias, princípios, mentalidade e valores.

Leia mais >

A definição e visão de inovação política neste contexto, os principais desafios e as ferramentas para que este ecossistema permaneça, realize e transforme as instituições e sociedade.

Leia mais >