MÉXICO 2019-02-11T15:37:31+00:00

Sociedade civil hackeia a política institucional

Sociedade civil vibrante que incide na política a partir de uma nova ética e estética, mas com o Estado e os partidos tradicionais exercendo sua resistência natural desse movimento.

Em 2012, o movimento espontâneo #yosoy132 se iniciou numa universidade onde os alunos se manifestaram contra o candidato do PRI (partido que ficou 75 anos no poder), Peña Nieto. Ao ser rechaçado pelos alunos, o candidato se defendeu dizendo que aquele movimento era coordenado pela oposição. Os estudantes, então fizeram uma campanha online mostrando suas caras e carteira da universidade provando que eram independentes.

Esse movimento levou milhares de pessoas às ruas contra a candidatura do PRI e mobilizou todo o país, e despertou – principalmente os jovens – para participarem mais ativamente da política. Apesar de ‘perderem’ nas urnas – Peña Nieto foi eleito em 2012 – essa movimentação deu fôlego para passar uma reforma política que permitiu, entre outras coisas, as candidaturas independentes.

O novo instrumento é um marco na sociedade mexicana que aposta nisso para renovar a política do país. O símbolo desta esperança está baseado na eleição do 1º deputado estadual independente do país, Pedro Kumamoto e de seu coletivo Wikipolítica. E, para 2018, o EZLN tentou lançar pela primeira vez na história, uma candidata indígena e independente à presidência.

Animal Político

Jornalismo independente: informação, contexto, informações exclusivas e histórias para entender o dia a dia, fomentando a participação cidadã e a melhoria na tomada de decisões.

Ver iniciativa

Borde Político

Associação civil apartidária e plural dedicada à promoção da transparência parlamentar e participação cidadã.

Ver iniciativa

Fósforo

Agência de publicidade e comunicação dedicada a tornar a comunicação de ONGs, ACs e movimentos sociais no México mais eficiente e para o público em geral.

Ver iniciativa

Fundar: Centro de Análisis y Investigación

Instituição plural, independente e horizontal que procura avançar para a democracia substantiva.

Ver iniciativa

Hijas de la Violencia

Coletivo mexicano de performance feminista que através da música punk e outras atividades cotidianas busca evidenciar e denunciar o machismo, particularmente, o assédio nas ruas.

Ver iniciativa

Horizontal

Site de jornalismo, crítica e imaginação política que visa a construção da cidadania a partir de discussão de assuntos públicos, publicação de análises da atualidade, investigações jornalísticas e programas educativos.

Ver iniciativa

La Sandia Digital

Laboratório de cultura dedicado à produção de conteúdos audiovisuais para a incidência em direitos humanos e transformação social.

Ver iniciativa

Laboratório para la Ciudad

Área experimental de inovação cívica e criatividade urbana do governo da Cidade do México.

Ver iniciativa

Instituto de Liderazgo Simone de Beauvoir (ILSB)

Organização feminista que atua na formação de líderes sociais com perspectiva de gênero, direitos humanos e interculturalidade.

Ver iniciativa

Luchadoras

Coletiva feminista que habita o espaço público digital e físico para promover processos de transformação política, pessoal e coletiva.

Ver iniciativa

Mandato Kumamoto

Espaço dedicado para conhecer os trabalhos realizados pelo político mexicano Pedro Kumamoto

Ver iniciativa

Más de 131

Meio de comunicação mexicano que tem sua origem na assembleia estudantil da Universidade Iberoamericana durante o movimento #YoSoy132

Ver iniciativa

México Evalúa

Centro de pensamento focado em avaliar o exercício do governo no México, com a intenção de facilitar a tomada de decisões na elaboração de política públicas

Ver iniciativa

Mexicoleaks

Plataforma independente de denúncia cidadã e transparência, ao serviço da sociedade mexicana para revelar informações de interesse público

Ver iniciativa

OPI

Empresa de tecnologia que desenvolve soluções para o setor público com tecnologias que permitem identificar os principais fatores que melhoram o desempenho dos programas públicos.

Ver iniciativa

PIDES

Desenho de estratégias para o desenvolvimento econômico e social usando tecnologia disruptiva e trabalhando em colaborações intersetoriais.

Ver iniciativa

Por México Hoy

Espaço político progressista, aberto, inclusivo e plural que promove a participação e organização cidadã para imaginar, propor e construir um país de todos e de todas.

Ver iniciativa

Proyecto Poder

Organização sem fins lucrativos de transparência, prestação de contas empresarial e direitos humanos na América Latina.

Ver iniciativa

SocialTICS

Organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisa, treinamento, suporte e promoção de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para fins sociais.

Ver iniciativa

Tómala

Plataforma de comunicação entre coletivos e cidadãos que trabalham por transformações sociais.

Ver iniciativa

Wikipolitica

Movimento que busca melhorar a qualidade da democracia e fazer a política voltar às pessoas.

Ver iniciativa

Wikipolitica Jalisco

Organização política sem afiliações partidárias que experimentam uma nova maneira de fazer política através da coletividade e da tecnologia.

Ver iniciativa

Especialistas e ativistas entrevistados: Carlos Cruz , Alberto Serdán, Pedro Kumamoto, Federico Zuviré.

Confira as inovações políticas mapeadas em cada país

As lógicas e a vocação do território latino-americano ao longo das últimas décadas. Conheça o contexto político que faz surgir um novo momento e uma nova identidade política que busca fortalecer identidades, direitos e a democracia.

Leia mais >

O surgimento e a materialização de um novo perfil comportamental que demonstra esse novo pensar e fazer política nos territórios: suas ações, estratégias, princípios, mentalidade e valores.

Leia mais >

A definição e visão de inovação política neste contexto, os principais desafios e as ferramentas para que este ecossistema permaneça, realize e transforme as instituições e sociedade.

Leia mais >