América Latina 2019-04-12T16:31:33+00:00

Emergência Política América Latina

Num mundo em que a política se torna sinônimo de crime e corrupção, trazer à tona referências capazes de resgatar a confiança nessa potente ferramenta de transformação é a grande motivação desse estudo. E a América Latina é o grande palco de onde esse novo mundo emerge, especialmente em 2018, quando acontecem 9 eleições que definirão os próximos passos na região.

Este estudo é a continuidade do mapeamento (2016) do Instituto Update que revelou um ecossistema de práticas políticas emergentes no território a partir de 700 iniciativas em 20 países. Para aprofundar esse entendimento, viajamos a 11 países para conhecer as iniciativas e as pessoas que as desenvolvem.

O “Emergência Política – América Latina” faz parte da Série Emergência Política, um conjunto de pesquisas sobre o surgimento de movimentos, iniciativas e comportamentos políticos que nascem da resistência e das brechas de um sistema arcaico e insuficiente para os desafios do século 21.

Essa pesquisa não é acadêmica e nem um exercício de futurologia. Nosso esforço é retratar o presente para então, explorar sua potência de transformação. Essa é uma sistematização a partir da reflexão de mais de 250 pessoas na região.

Política: Modo de Usar

Com objetivo de difundir os achados dessa investigação, Política: Modo de Usar é o nome da série de 4 episódios que foi ao ar no horário nobre da Globonews em novembro de 2017 e contou 12 histórias encontradas durante o processo de campo do Emergência Política.

Esse programa foi uma parceria entre Maria Farinha Filmes, Instituto Update e GloboNews.

Pelo VIDEOCAMP, você também pode organizar sua própria exibição pública gratuita da série na sala de aula, de casa ou onde quiser, ajudando essa ideia a se espalhar pelo mundo:

Episódio 1: Cidadãos em formação 
Episódio 2: Tecnopolítica
Episódio 3: Poder Pública com Foco no Cidadão
Episódio 4: E eu com isso?

Esse estudo é uma homenagem ao trabalho e trajetória da vereadora Marielle Franco, executada no dia 14.03.2018 no centro do Rio de Janeiro.

Marielle foi uma das 250 entrevistadas na pesquisa. Sua voz, suas ideias e suas ações estarão registradas e imortalizadas nesse retrato de cidadãos que, assim como ela, se libertaram dos destinos estabelecidos pelas estruturas sociais dominantes e lutam pela liberdade e autonomia dos indivíduos.

Marielle é o símbolo dessa nova política que está emergindo em todo território latino- americano. Se violência nos tirou uma referência, nossa melhor resposta como sociedade será criar condições para surgir muitas que nem ela.

Inevitavelmente, a tristeza acompanhou a equipe do Instituto Update depois do dia 14 de março de 2018, seguido de um sentimento urgente de que precisamos e devemos continuar a luta.

Nos resta agradecer, honrar e manter vivo seu sonho de uma política baseada na diversidade, tolerância, coletividade e na luta incessante pela redução das desigualdades.

As lógicas e a vocação do território latino-americano ao longo das últimas décadas. Conheça o contexto político que faz surgir um novo momento e uma nova identidade política que busca fortalecer identidades, direitos e a democracia.

Leia mais >

O surgimento e a materialização de um novo perfil comportamental que demonstra esse novo pensar e fazer política nos territórios: suas ações, estratégias, princípios, mentalidade e valores.

Leia mais >

A definição e visão de inovação política neste contexto, os principais desafios e as ferramentas para que este ecossistema permaneça, realize e transforme as instituições e sociedade.

Leia mais >

Confira as inovações políticas mapeadas em cada país