Inovação Política 2018-08-24T19:17:44+00:00


A inovação política é este resgate à imaginação política, a partir da reconstrução do tecido social.
Dá-se através dos tecedores, cidadãos autônomos orientados pela visão de coletividade que reduz as desigualdades e estimula a participação capaz de amadurecer a democracia na região.


Sendo a América Latina a região mais desigual do mundo, combater a desigualdade deve ser a premissa de qualquer inovação política que tenha como finalidade fortalecer a democracia.
Sem a redução das desigualdades, é impossível garantir que todos tenham o mesmo peso político.

“É por isso que é tão importante falar que a inovação deve sustentar que a desigualdade deve acabar, e é um dos princípios mais importantes, porque senão não há nada de novo e seria como a lógica de que os pobres são pobres porque querem – e isso é uma mentira.”

Pedro, México

“Enquanto a gente viver dentro dessa desigualdade e dessa disparidade de poder que está posta, não vai rolar. Então, meu sonho é que a gente consiga estratégias para atuar efetivamente, com políticas que combatem essa desigualdade social, o racismo.”

Fabíola, Brasil

“A igualdade política que é necessária para a democracia está sempre sob a ameaça da desigualdade econômica, e quanto mais extrema for a desigualdade econômica, maior a ameaça à democracia.”

Angus Deaton
(Prêmio Nobel de Economia)


Refere-se à desigualdade econômica, social ou política. Ou seja, todo e qualquer desequilíbrio que impeça os cidadãos de terem as mesmas condições de participar da arena política com suas ideias e necessidades.


A inovação política promovida pelos tecedores da América Latina, seja na sociedade civil ou no poder público, se manifesta em processos institucionais que reduzem as desigualdades por meio de leis, políticas públicas ou pressão social.


Através da consolidação institucional dessas medidas é possível amadurecer e fortalecer a democracia na América Latina.

Resgate da Imaginação política

Criar novas realidades para melhorar a condição de vida dos cidadãos, reconstruindo o tecido social.

Emancipação Cidadã + Coletividade

São os tecedores: cidadãos livres, autônomos, orientados pela visão do bem comum. São os criadores dessas novas relações em sociedade.

Redução das desigualdades

Uma sociedade só pode se imaginar democrática se seus indivíduos são livres e possuírem os mesmos direitos.

Amadurecimento da democracia latino-americana

A saúde de uma democracia está intrinsecamente conectada à igualdade política de seus cidadãos: quanto menos desigualdade/abismo social, mais forte é o sistema democrático.

Em política, inovação é menos tecnológica e mais social, é menos exclusiva e mais inclusiva.

Novas tecnologias

A inovação política não é tecnologia em si. Aplicativos e plataformas são meio.

Discurso sem prática

A inovação é um processo que requer experimentar e agir.

Negação do passado

A inovação é uma progressão da história e está lastreada em processos, ações e resultados do passado.

Recorte geracional

Apesar de ter predominância entre os mais jovens, a idade não é determinante.

Estratégia de Polarização

Inovar é ser capaz de discordar e construir.

Clique nos itens para saber sobre estratégias de inovação política latino-americana:










Se a inovação política apresenta enorme potência, também não podemos desconsiderar que é um ecossistema emergente, frágil e que pode deixar de existir.
Esses experimentos estão desafiando a lógica dominante de mais de 500 anos e enfrentam barreiras que podem fazer com que essa história se torne novamente uma tentativa ingênua e sonhadora, incapaz de transformar a realidade.

Clique e saiba mais sobre os desafios da inovação política:




As lógicas e a vocação do território latino-americano ao longo das últimas décadas. Conheça o contexto político que faz surgir um novo momento e uma nova identidade política que busca fortalecer identidades, direitos e a democracia.

Leia mais >

O surgimento e a materialização de um novo perfil comportamental que demonstra esse novo pensar e fazer política nos territórios: suas ações, estratégias, princípios, mentalidade e valores.

Leia mais >

Países