Democracia de conveniência e Senado em chamas
“O Paraguai é uma ilha rodeada de terra’ – essa expressão de um escritor paraguaio não poderia ser mais propícia para descrever o país, uma sociedade marcada por ditaduras, guerras com Brasil e Argentina e até um certo descaso de seus vizinhos. Com uma democracia ‘acidental’, instituída a partir de um golpe, combinada a uma lógica de autoritarismo, possui baixíssima institucionalidade e cultura democrática.
Os partidos não possuem ideologias, é possível encontrar alas conservadoras e progressistas no mesmo partido.
O maior de todos, o Partido Colorado está há 60 anos no poder e o único momento que perdeu foi na eleição de Fernando Lugo, que ao perder apoio do mesmo partido, sofreu o impeachment mais rápido da história -30 horas. Grande parte da população é filiada ao partido porque os funcionários públicos eram ‘convidados’ a se filiarem. Foi esse mesmo partido que elegeu o atual presidente, um outsider, multi-empresário ligado à indústria de cigarros e ao narcotráfico, Horácio Cartes.
No dia 31 de março de 2017 houve um protesto contra a manobra parlamentar (maioria do partido Colorado) para aprovar a reeleição. Manifestantes tomaram as ruas e o protesto chega ao ponto de atearem fogo no prédio do Senado – não foi uma manifestação organizada por nenhum grupo específico, eram cidadãos de todas as idades e classes sociais indignados e se sentindo impotentes. O Estado reagiu com violência, e as ruas de Assunção se tornaram um campo de batalha. O Presidente voltou atrás e não aprovou a reeleição. Este foi um marco na sociedade paraguaia e deve-se acompanhar o impacto desse momento, principalmente nos jovens.
8M – Paraguay
Articulação de mulheres e organizações feministas do Paraguai.
A Quienes Elegimos
Projeto de transparência eleitoral, focado na geração de informações para os cidadãos sobre candidatos a eleições municipais e gerais.
CADEP
Centro de Análise e Difusão da Economia do Paraguai (CADEP), é um dos principais temas do Paraguai na América Latina, em campos temáticos de ciências sociais.
CEAMSO
Organização que, através de intervenções eficazes e projetos inovadores, trabalha para o desenvolvimento integral do Paraguai.
CONAMURI
Organização de Mulheres Camponesas e Indígenas Conamuri, que trabalham com mulheres da classe trabalhadora do campo, organizadas em comissões de produção e pequenas associações.
Decidamos
Associação de organizações não-governamentais sem fins lucrativos, que desenvolve campanhas, programas e projetos que fortalecem a democracia como um processo político, econômico, social e cultural.
Latitud 25
Plataforma audiovisual que visa apresentar relatórios e documentários sobre a realidade paraguaia, a partir de abordagens alternativas.
Semillas para la Democracia
Associação civil sem fins lucrativos cujo objetivo principal é a melhoria da qualidade da democracia, através da promoção da participação cidadã, da eqüidade social e do exercício responsável do governo.
Secretaría Nacional de la Vivienda y el Hábitat
Instituição Pública responsável por estabelecer, governar e implementar a política habitacional do país, com ênfase nos setores de baixa renda.
Senatics
Instituição que formula políticas de TIC, promove o acesso e seus usos no setor público, a fim de contribuir para melhorar a qualidade de vida, reduzir a brecha digital e apoiar o desenvolvimento sustentável do país.
TEDIC
ONG que desenvolve tecnologia cívica aberta e defende os direitos digitais em favor de uma Cultura Livre na Internet.
Especialistas e ativistas: Romy Fisher, Fernando Massi, Eduardo Nakayama
As lógicas e a vocação do território latino-americano ao longo das últimas décadas. Conheça o contexto político que faz surgir um novo momento e uma nova identidade política que busca fortalecer identidades, direitos e a democracia.
O surgimento e a materialização de um novo perfil comportamental que demonstra esse novo pensar e fazer política nos territórios: suas ações, estratégias, princípios, mentalidade e valores.
A definição e visão de inovação política neste contexto, os principais desafios e as ferramentas para que este ecossistema permaneça, realize e transforme as instituições e sociedade.