Equipe 2018-12-12T18:38:00+00:00

Coordenação da pesquisa

Beatriz Pedreira

Cientista social e tradutora do subjetivo. Tem 12 anos de experiência em inovação pública e política. É diretora do Núcleo de Inteligência Update, onde conduz a série de pesquisas Emergência Política, Mapeamento e Tendências sobre novos comportamentos e práticas políticas na América Latina. Apresentou a 1a temporada da série ‘Política: Modo de Usar”, na GloboNews e possui um canal no Quebrando Tabu sobre política.

Jonaya Castro

É jornalista e gestora cultural, organiza laboratórios experimentais, vê de perto a violência do estado contra as pessoas e remixa conteúdo para a construção de timeline. Faz parte do Núcleo de Inteligência do Update.

Larissa Dionísio

Relações Públicas formada pela Unesp. Acredita que a realidade é o melhor para sonhar e por isso mergulhou no mundo da produção executiva de projetos e gestão de comunidades, com atuacao em festivais, coletivos e organizações do terceiro setor. Faz parte do Núcleo de Inteligência do Update.

Luciana Minami

Formada em comunicação e inovação social, é pesquisadora de comportamentos e cultura, estrategista em inovação e metodologias de criatividade. Acredita que o entendimento dos comportamentos é o que aponta a mudança no futuro e nos ajuda a entender onde podemos criar impacto e mudança de cultura para algo maior e melhor. Trabalha entre Brasil, Estados Unidos e Portugal. Faz parte do Núcleo de Inteligência do Update.

Pesquisadores

Hércules Laino

É músico e cientista social. Natural do Morro do Querosene, ZO, SP. Pesquisador dos ritmos e manifestações da cultura popular brasileira. Interessado na questão da identidade nacional e no tema da segurança pública. Membro fundador da Cia. Cambona e do Samba do Querosene. Faz parte do labExperimental onde foi co-idealizador do projeto CyberQuilombo.

Jéssica Cerqueira

Produtora cultural, gestora de projetos, pesquisadora, turismóloga, educadora popular e fazedora nos processos que atua, juntando ideias e tecnologias para atuar com cultura negra e periférica. Cria do Rio Pequeno, atua a partir dos territórios que vive e desenvolveu o workshop #Ondeéorole que discute a partir destes locais o direto à cidade e acesso livre as informações. Compõe as Adelinas – Coletiva autonoma de mulheres pretas

Monique Evelle

Baiana, tem 23 anos e já é reconhecida pela Forbes como uma das 30 jovens abaixo de 30 anos mais promissoras do país. Formada em Gestão Cultural pela UFBA, é fundadora do Desabafo Social, uma organização sem fins lucrativos sobre Direitos Humanos com recorte racial e de gênero. Atualmente, colabora como jornalista no Profissão Repórter, na TV Globo.

Tony Marlon

Formado em Jornalismo pela UNISA. Morador do Campo Limpo, em São Paulo, é co-fundador da Escola de Notícias, iniciativa liderada por jovens do mesmo bairro com o propósito de impulsionar transformações em diferentes tipos de Comunidades usando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) a partir de oficinas e escola comunitária.

Well Amorim

Morador da zona sul, jornalista, cineasta independente, fotógrafo, produtor cultural e “sevirologista”. Seu propósito hoje é promover uma transformação social através do audiovisual, construindo o que é a ideia de política para as pessoas. Está finalizando seu primeiro longa metragem, o documentário Raízes, que traz uma denúncia do apagamento da história do negro no Brasil.

Produtores Locais

Belo Horizonte – Vanessa Beco

Educadora social, articuladora social e especializada em Moderação de Processos Grupais e temáticas sociais, com experiência ampla em mobilização e articulação. Ativista social com atuação na garantia de direitos das Juventudes, combate ao racismo, Cultura Hip Hop e Feminismos. Integra coletivos e redes de garantias de direitos de inserções locais, nacionais e internacionais.

Brasília – Lucas Pinheiro

Produtor cultural com atuação no DF e fundador do MUB (Movimento Underground Brasília). Grande atuação em festivais e empreendimentos criativos em Brasília e Ceilândia. Tem certificado em empreendedorismo, política, produção e organização de eventos pelo SENAC e integra diversos coletivos de economia criativa.

Recife: Rebecca França

Historiadora com especialização em Direitos Humanos, integra o movimento feminista do Recife há 10 anos. Atua como educadora, produtora cultural e em pesquisas sociais, além disso é uma das gestoras da loja colaborativa de arte urbana Cordalama.

Rio de Janeiro: Marcelo Magano

Cria da Cidade de Deus Marcelo Magano é ator, comediante e gestor da Casa Brota, espaço de tecnologia e entretenimento no Complexo do Alemão. Seu foco é o riso e a arte periférica em todas as plataformas.

APOIO
Fundação Tide Setubal e Ford Foundation

PARCEIROS AUDIOVISUAL
Maria Farinha Filmes, Believe Earth e Yasmin Thainá

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO
Periferia em Movimento

PROJETO GRÁFICO
Coletivo Trovoa

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
Equipe Instituto UPDATE: Tulio Malaspina, Caio Tendolini, Luisa Oliveira, Mariana Belmont, Miguel Peixe, Marcelo Bolzan.

Equipe FTS: Maria Alice Setubal, Paula Galeano, Fernanda Nobre, Margarida Gorecki, Viviane Soranso, Handemba Mutana e Mirene Rodrigues

Equipe MFF: Marcos Nisti, Luciana Bobadilha, Viviane Zangrossi

Equipe de Mobilização: Beatriz Vivanco, Thiago Borges e Simone Lira Lopes

CONHEÇA
AS INICIATIVAS

As periferias são espaços de criação, experimentação e validação de ações para reduzir as desigualdades presentes no dia a dia.

Leia mais >

INOVAÇÃO
POLÍTICA

A partir da proximidade entre o espaço da elaboração e da prática, emergem soluções comprometidas com o dinamismo da realidade periférica, e não com uma interpretação distanciada e estereotipada sobre ela.

Leia mais >

REFLEXÕES

Se a inovação política passa pela redução das desigualdades para o aprofundamento da democracia, o futuro já está sendo revelado nas periferias.

Leia mais >