Periferias 2018-12-11T14:21:36+00:00

Um retrato histórico de um percurso de encontros e entrevistas nas periferias de cinco cidades do Brasil, uma fotografia que cria um marco no tempo de 2018.

O objetivo desta pesquisa é dar visibilidade às práticas de inovação política, a partir de periferias brasileiras, com o intuito de revelar perspectivas que estão aprofundando a democracia a partir de seus territórios, necessidades e contextos.

O projeto foi realizado entre fevereiro e agosto de 2018 com mais de 100 entrevistas presenciais com iniciativas ligadas à política institucional, ONGs, coletivos informais e indivíduos.

5 Cidades

+100 Iniciativas

Laboratório
de Direitos
Constitucionais

Essas práticas partem dos territórios em um movimento constante de criar, testar e validar soluções que podem ser replicadas em toda a cidade.

É neste contexto que os fazedores transformam os seus territórios no que chamamos de Laboratórios deDireitos. São chamados assim porque as soluções encontradas não se congelam no tempo e no espaço.

image/svg+xml Direito à participação política Direito à economia e bem viver Direito à memória education e cultura . Direito à ocupação de poder . Direito à existência #ACESSAR #DISTRIBUIR #GERIR #ESTANCAR #EXISTIR #RESISTIR #SER #SABER #CONHECER #MOBILIZAR #INCIDIR #DECIDIR #FORMULAR #REPRESENTAR #DECIDIR

REFLEXÕES

Se a inovação política passa pela redução das desigualdades para o aprofundamento da democracia, o futuro já está sendo revelado nas periferias.

Leia mais >

INOVAÇÃO
POLÍTICA

A partir da proximidade entre o espaço da elaboração e da prática, emergem soluções comprometidas com o dinamismo da realidade periférica, e não com uma interpretação distanciada e estereotipada sobre ela.

Leia mais >

CONHEÇA
AS INICIATIVAS

As periferias são espaços de criação, experimentação e validação de ações para reduzir as desigualdades presentes no dia a dia.

Leia mais >