Reflexões sobre a pesquisa
O Legislativo é uma pauta urgente de ocupação pelos sujeitos periféricos.
É nesse espaço de poder onde os direitos são e devem ser construídos e garantidos. A construção de leis e políticas feitas a partir das periferias é uma oportunidade de inovação política e incidência para a redução das desigualdades.
Inovação política é mulher, negra e periférica
Porque é o grupo social predominante na sociedade e o que mais sofre com o racismo, sexismo e discriminação social. Ela é a gestora das urgências, quem legitimamente conhece as prioridades. Quando esse grupo estiver pautando a política institucional, a política estará sendo devidamente representativa e é por si só uma mudança de perspectiva para a construção de sociedade mais justa, igual e democrática.
Laboratórios de direitos são experimentos de políticas públicas
Se o Estado tiver interesse em criar políticas públicas que funcionem deveriam entender e investir nas soluções que os fazedores estão encontrando e desenvolvendo. São verdadeiros laboratórios de validação da garantia dos direitos constitucionais. Política feita a partir do território e da identidade é inovação política – uma agenda construída a partir dos problemas reais e das vozes que foram silenciadas sistematicamente pelo Estado
As periferias são territórios da cidade
Deslocar o olhar de uma sociedade sociocêntrica para a pluralidade e diversidade.
Necessidade de ampliação de financiamento
A falta de financiamento é um dos maiores desafios para o desenvolvimento contínuo e saudável desse ecossistema. Aumentar o acesso e a distribuição de recursos financeiros permite saúde, formação, tempo e continuidade para construir ações de médio a longo prazo. Seja por meio de editais públicos, privados ou ONGs, é preciso investir nessa agenda para que continue crescendo e incidindo de maneira sustentável.
Visualização da rede/ecossistema
Embora as periferias estejam conectadas nas cidades, entre estados o contato é mais pontual. Essa pesquisa permite uma perspectiva mais ampla e de movimento – onde várias pessoas e iniciativas se movem organicamente usando estratégias e ferramentas parecidas para garantir seus direitos. Visualizar uma rede nacional de inovação política nas periferias , é fundamental para se reconhecer, pertencer e ganhar potência.
Valorização das políticas públicas e sua continuidade
Os fazedores se desenvolveram em parte (ougrande parte) por acessarem políticas públicas. Essa pesquisa mostra o potencial de impacto que tais medidas têm para emancipar cidadãos para lutarem por seus direitos e ocuparem seu papel político. Reconhecer e dar continuidade às políticas públicas reduz as desigualdades e aprofunda a democracia.
Estratégias de incidência
A pesquisa serve de apoio para instrumentalizar o ecossistema de inovação política através de ferramentas de incidência e advocacy. O exercício de aproximação dos objetivos organizados pela sociedade civil aos objetivos dos governantes visa gerar um ambiente favorável para uma gestão pública sustentável e socialmente responsável.
Circulação da pesquisa aberta
(presencial, pdf e online) nas 5 cidades, como devolução do conteúdo e da inteligência para os territórios.