Emergência Política Mulheres 2020-06-02T12:17:27+00:00
Emergência Política Mulheres

O que acontece na política quando mulheres são eleitas? Uma jornada por 6 países conhecendo mulheres eleitas que estão transformando a política na América Latina. 

México, Colômbia, Brasil, Bolívia, Chile e Argentina

Emergência Política Mulheres é um projeto sobre mulheres e inovação política. 

Vamos investigar quais são as práticas, agendas, desafios e potências da liderança feminina. Queremos compreender como as mulheres estão atualizando a democracia do século 21 e dar luz a esse fazer político. Nosso objetivo é criar novas referências, impulsionar mais mulheres a se candidatarem e estimular um novo imaginário de poder em que a política também deve ser exercida pelo viés feminino.

Para isso, vamos entrevistar mulheres em cargos eletivos (legislativo e executivo), de diferentes campos políticos, territórios e diversidade étnico-racial.

O projeto tem duração de dois anos.

Em 2019, executamos as fases de: mapeamento colaborativo em parceria com alianças estratégicas locais e viagens de campo para entrevistas em profundidade. 

Em 2020, nossos esforços estarão focados em: dar continuidade ao campo entrevistando mais mulheres políticas; sistematizar os conhecimentos com apoio de uma metodologia de análise colaborativa e intercultural e, difusão do conteúdo em diferentes formatos.

  • Mapeamento colaborativo em aliança com 6 organizações latinoamericanas

  • 120 entrevistas em profundidade com mulheres em cargos eletivos que estão criando novos comportamentos e práticas políticas a partir de um paradigma feminino;

  • Entrevistas com especialistas em política e gênero na América Latina

  • Criação de conteúdo transmídia, com narrativas criativas e linguagem acessível

  • Estudo  sistematizado da pesquisa no segundo semestre de 2020

  • Websérie e produtos audiovisuais em parceria com a plataforma Quebrando o Tabu e em parceria com Maria Farinha Filmes.

Fotos da nossa jornada latinoamericana

Acompanhe o Emergência Política Mulheres em nossas redes

Inscreva-se para receber nossa newsletter quinzenal com notícias sobre inovação política e América Latina.

Feito com amor pelo Instituto Update | Todo o conteúdo deste site está disponível em Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional