BRASIL 2018-06-13T20:53:39+00:00

Democracia em disputa em tempo real

O maior país (demográfica e economicamente) e o único de língua portuguesa na região concentra grandes desafios sociais, de uma nação multicultural e etnicamente diversa, marcada pela desigualdade social e violência, provenientes de heranças históricas de um país que foi fundado sob a luz da exploração, dominação e racismo, padrões culturais que permanecem vivos até os dias atuais. O período de redemocratização é marcado pela estabilidade econômica e políticas sociais que criam condições para tirar milhares da linha da pobreza, que atinge seu ápice durante o governo do Partido dos Trabalhadores, que permanece no poder por 13 anos.

Desde 2013, há uma erupção política tomando o país. Das Jornadas de Junho, o maior protesto cidadão da história recente, nascem iniciativas ligadas à esquerda e à direita. Em 2014, as investigações da Lava-Jato deflagram o maior esquema de corrupção do mundo envolvendo políticos de quase todos os partidos e grandes empresários. Em 2016, a Presidenta Dilma Rousseff sofre um impeachment controverso sob as alegações de irresponsabilidade fiscal. O processo aumenta a polarização, e assume um presidente sem legitimidade social e sob investigação, com prisões diárias de pessoas ligadas à esquemas de corrupção.

Nesse contexto, o país vive a maior crise política dos últimos 30 anos e, com isso, incorpora o senso de urgência para transformar a realidade. É neste terreno que emergem iniciativas ligadas a pautas sociais importantes e invisibilizadas pela grande mídia, como raça e gênero, que ganham espaço com narrativas alternativas em um formato de denúncia coletiva, trazendo reflexões históricas à tona. E para além da sociedade civil, emergem grupos diversos que buscam a renovação dos quadros políticos do país – são protagonistas oriundos desde movimentos sociais, organizações sem fins lucrativos e setor privado.

Gabinetona

Mandato coletivo, aberto e popular das vereadoras Áurea Carolina e Cida Falabella. Um gabinete legislativo conjunto e que pretende estar permanentemente integrado a movimentos sociais e outros atores da sociedade civil da cidade.

Ver iniciativa >

Fórum das Juventudes da Grande BH

Rede de grupos, movimentos, entidades e ativistas formados por jovens de Belo Horizonte e região metropolitana, que realizam ações de mobilização, formação, comunicação e incidência política voltadas à defesa dos direitos juvenis e à construção de políticas públicas de juventude.

Ver iniciativa >

Marco Zero Conteúdo

Coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.

Ver iniciativa >

RENFA

Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas

Ver iniciativa >

Moviemtno #Ocupe Estelita

Movimento social e cultural que defende marco histórico de Recife, Cais do Porto, contra a ações de empreiteiras multinacionais e especulação imobiliária, a partir de debates, mobilização popular e incidência política.

Centro Popular de Direitos Humanos – CPDH

Coletivo de Advogados Militantes Populares que tem como objetivo atuar na assessoria jurídica popular junto a movimentos sociais, comunidades e segmentos que sofram violações de direitos.

App Nina

Nina é um protótipo de aplicativo com o intuito de empoderar as mulheres na denúncia de assédio nos transportes públicos.

Frente Favela Brasil

Partido que surge inspirado na luta pelo protagonismo e pelo reconhecimento da dignidade da pessoa negra, dos moradores de favelas, dos pobres do campo e das periferias do Brasil.

Gnova

Laboratório de inovação em governo voltado para o desenvolvimento de soluções criativas para problemas públicos. Apoia-se em metodologias do design thinking centradas em práticas colaborativas e na experimentação.

LabHacker Câmara dos Deputados

Espaço dentro da Câmara dos Deputados que promove o desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores em cidadania relacionados ao Poder Legislativo, contribuindo na cultura da transparência e da participação social por meio da gestão de dados públicos.

Café com Política

Local de compartilhamento de percepções e anseios sobre o cenário político brasileiro.

Revista Construção

Plataforma digital colaborativa e aberta dedicada à publicação de textos sobre políticas públicas.

Cocriatório

Iniciativa que ajuda outras organizações a criar serviços, negócios e políticas públicas incríveis, a partir do encontro entre colaboradores, clientes e parceiros.

ITS Rio

Organização que estuda o impacto e o futuro da tecnologia no Brasil e no mundo.

Instituto Igarapé

Think and do tank independente, dedicado à integração das agendas da segurança, justiça e do desenvolvimento.

Chama

Agência-rede de profissionais de comunicação, estratégia, mobilização e produção cultural para causas e movimentos.

Nossas

Organização sem fins lucrativos que atua no campo da política que trabalha com articulação em redes de atuação, compartilhando metodologia, tecnologia e oportunidades de ação.

Fundação Cidadania Inteligente

Iniciativa que existe para fortalecer a democracia e reduzir a desigualdade social na América Latina, promovendo a transparência e participação cidadã através do uso inovador de tecnologias de informação.

Fogo Cruzado

Plataforma digital colaborativa que tem o objetivo de registrar a incidência de tiroteios e a prevalência de violência armada na região metropolitana do Rio de Janeiro através de um aplicativo para tecnologia mobile combinado a um banco de dados.

Mandato Marielle Franco

Marielle era mulher negra, da favela, defensora de Direitos Humanos, socióloga e vereadora do Rio (PSOL).No dia 14/03/2018 foi assassinada em um atentado ao carro onde estava e 13 tiros atingiram o veículo, matando também o motorista Anderson Pedro Gomes. #MariellePresente #AndersonPresente

Agência Papa Goiaba

Projeto de comunicação que busca dar visibilidade às potências socioculturais de territórios populares na região de São Gonçalo, Rio de Janeiro.

Instituto Procomum

Organização sem fins lucrativos que tem como missão agir para reconhecer, fortalecer e proteger os bens comuns, criar novos arranjos comunitários e evitar que ocorram processos de cercamento pela ação privada e/ou estatal.

Cidade que Queremos BH

Movimento cidadão que promove ações de mobilização para a renovação política. Em 2016, ocuparam as eleições com cidadania, ousadia e compromisso real com o cotidiano das pessoas que vivem na cidade, conquistando duas vagas na Câmara Municipal de Belo Horizonte, trazendo mudanças estruturais na política institucional.

Ônibus Hacker

Laboratório sobre quatro rodas no qual hackers de toda sorte embarcam por um desejo de ocupar espaços e compartilhar conhecimento através de viagens e oficinas organizados de forma coletiva, criando ambientes lúdicos por onde passam.

Escola de Ativismo

Iniciativa que tem a missão de fortalecer o ativismo no Brasil por meio de processos de aprendizagem.

Imargem

Iniciativa multidisciplinar no distrito do Grajaú, que propõe um olhar cuidadoso para a paisagem povoada da periferia, fomentando o pensar e agir diante das potencialidades e problemáticas da nossa sociedade, da margem à centralidade da cidade.

Labhinova – Labhacker de inovação da Câmara Legislativa do DF

Espaço de desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores para fortalecimento da transparência e da cidadania na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Historiorama

Projeto de educação e comunicação a partir do Campo Limpo, periferia da zona sul de São Paulo, que trabalha fortalecendo o direito que todas e todos têm de contar a história do mundo.​

Fora do Eixo

Rede colaborativa de coletivos, distribuída e constituída por mais de 200 pontos presentes em todo o Brasil.

Operação Serenata de Amor

Projeto aberto que usa ciência de dados com a finalidade de fiscalizar gastos públicos e compartilhar as informações de forma acessível a qualquer pessoa.

Vetor Brasil

Organização sem fins lucrativos, suprapartidária, que atua desde 2014 em parceria com governos estaduais e municipais para atrair, avaliar e desenvolver profissionais públicos.

Mandato Ivan Moraes

Ivan Moraes é jornalista, escritor, militante de direitos humanos e agora eleito a vereador do Recife pelo PSOL.

Inova TCU

Centro de pesquisa e inovação no Tribunal de Contas da União

Brigadas Populares

Organização militante, popular e de massas que tem o objetivo estratégico de  contribuir para a superação da dependência brasileira e a formação de um regime político soberano, popular e democrático.

As lógicas e a vocação do território latino-americano ao longo das últimas décadas. Conheça o contexto político que faz surgir um novo momento e uma nova identidade política que busca fortalecer identidades, direitos e a democracia.

Leia mais >

O surgimento e a materialização de um novo perfil comportamental que demonstra esse novo pensar e fazer política nos territórios: suas ações, estratégias, princípios, mentalidade e valores.

Leia mais >

A definição e visão de inovação política neste contexto, os principais desafios e as ferramentas para que este ecossistema permaneça, realize e transforme as instituições e sociedade.

Leia mais >

Países