CHILE 2018-10-18T11:13:14+00:00

Uma retomada pelo público e comum

O Chile é o país que possui mais exemplos de como as inovações podem se institucionalizar, tanto na política partidária, na gestão pública e na sociedade civil. Parte disso surge em 2011 com a “revolta dos pinguins” um movimento estudantil que se mobiliza pela educação pública (na era Pinochet, o Chile foi um laboratório neoliberal e a maioria dos serviços públicos foram privatizados). Em 2013, as principais lideranças estudantis Giorgio Jackson, Gabriel Boric e Camila Vallejo foram candidatos independentes ao congresso e se elegeram deputados federais.

Em 2015, Giorgio criou o partido Revolución Democrática e Gabriel o partido Movimiento Autonomista. E em 2016, com apoio de movimento cívicos, foi eleito prefeito independente  de Valparaíso, Jorge Sharp. Em 2017, criam a coalizão de esquerda, Frente Amplio e lançarão a primeira candidata independente à presidência. Não só a esquerda vem se renovando, mas a direita também, a partir do partido Evópoli – que se autodenomina  como ‘a nova direita’.

Na gestão pública e liderado pelo gabinete da Presidenta Bachelet, a cultura de inovação está presente – assim que foi eleita lançou um decreto para a criação de um laboratório de inovação e incentiva uma postura que busca a soluções de política públicas a partir da empatia e da visão ‘centrada no cidadão’ (citizen oriented). Em 2015 passa a reforma política liderada por Bachelet que corrige alguns absurdos da época Pinochet.

A sociedade civil também tem percorrido o caminho da incidência na política institucional. Além das mobilizações, fiscalização e pressão, as iniciativas tratam de estratégias que resultem em novas leis, regulamentações e políticas públicas. É o caso da Ley de Lobby – articulação da sociedade civil que passou uma lei para regulamentar a atividade, onde nenhum político ou gestor público pode receber pessoas que não forem agendadas através de plataforma pública e transparente.

Ao mesmo tempo que possui todas essas inovações, tem a maior abstenção eleitoral da região – menos de 35% das pessoas votaram nas últimas eleições.

Base Pública

Fundação que busca fortalecer a representação dos cidadãos na democracia, construindo espaços para reunir, dialogar e disseminar a voz dos cidadãos.

Ver iniciativa

Chile Transparente

Capítulo chileno da Transparency International para promover práticas de transparência, probidade e acesso à informação em instituições públicas, privadas e sociedade civil.

Ver iniciativa

Fundación Ciudadano Inteligente

Iniciativa para fortalecer a democracia e reduzir a desigualdade na América Latina, promovendo a transparência e a participação cidadã por meio do uso inovador das tecnologias da informação.

Ver iniciativa

Fundación Democracia y Desarrollo

Fundação que tem o objetivo de estimular o pensamento e a reflexão sobre novos caminhos de desenvolvimento que permitam às nossas sociedades avançar com níveis mais altos de igualdade e justiça social.

Ver iniciativa

Espacio Público

Centro de estudos independentes, de centro-esquerda, que visa contribuir para a melhoria do debate, desenho e implementação de políticas públicas, a fim de desenvolver melhores oportunidades para todos.

Ver iniciativa

Evópoli

Partido político chileno que também atua como um espaço de participação, compromissado com a transparência e em promover a política com compromisso, alegria e vitalidade.

Ver iniciativa

Fundación Iguales

Fundação que trabalha pela inclusão da diversidade sexual na sociedade chilena por meio da formulação de políticas públicas, educação na escola e níveis superiores, capacitação de trabalhadores dos setores público e privado e disseminação de informações para o público em geral.

Ver iniciativa

Fundación Multitudes

Organização sem fins lucrativos focada em colmatar o fosso entre as instituições públicas e a sociedade civil, trabalhando para o Governo Aberto.

Ver iniciativa

Lab Datos Chile

Iniciativa que entrega ferramentas em diversos assuntos de interesse público, através de dados abertos existentes no país.

Ver iniciativa

Lab Infante 1415

Centro de Criação Público e Municipal aberto à cidadania promovido pelo Município de Providencia, destinado a favorecer a inovação e a criatividade através do trabalho colaborativo e participação.

Ver iniciativa

Laboratório de Gobierno de Chile

Instituição pública criada durante o segundo período da presidente Michelle Bachelet, e visa promover um estado inovador a serviço das pessoas.

Ver iniciativa

Mandato Giorgio Jackson

Equipe de trabalho no mandato do deputado Giorgio Jackson com a principal motivação de promover mudanças estruturais no Chile.

Red para la Democracia

Rede de Estudos para o aprofundamento da democracia, é uma fundação cujo objetivo é colaborar com as transformações políticas, culturais, sociais e econômicas que o Chile enfrenta e enfrentará nos próximos anos.

Ver iniciativa

Revolución Democrática

Partido político chileno, fundado em 2012 por alguns dos líderes da mobilização estudantil de 2011. É definido como um movimento da esquerda política que busca a construção de um socialismo democrático e uma ampla democracia participativa no Chile.

Ver iniciativa

The Clinic

Jornal chileno parcialmente satírico que oferece análise e opinião sobre política, cultura e assuntos atuais.

Ver iniciativa

Todos Chile

Plataforma de participação democrática e representação registrada como partido político, com o objetivo de facilitar a participação dos chilenos na política.

Ver iniciativa

Especialistas e ativistas: Maria Undurraga e Bernardo Valdés

Confira as inovações políticas mapeadas em cada país

Las lógicas y la vocación del territorio latinoamericano a lo largo de las últimas décadas. Conozca el contexto político que hace surgir un nuevo momento y una nueva identidad política que busca fortalecer identidades, derechos y la democracia.

Lea más >

El surgimiento y la materialización de un nuevo perfil comportamental que demuestra ese nuevo pensamiento y hacer política en los territorios: sus acciones, estrategias, principios, mentalidad y valores.

Lea más >

La definición y visión de innovación política en este contexto, conozca los principales desafíos y las herramientas para que este ecosistema permanezca, realice y transforme las instituciones y la sociedad.

Lea más >